| 17/09/2009 07h03min
SEXTA-FEIRA, DIA 18
Região Sul
As áreas de instabilidade dão origem a uma frente fria e um ciclone extratropical nesta sexta-feira. Os novos sistemas causam pancadas de chuva, trovoadas e intensas rajadas de vento em praticamente toda a região. As rajadas alcançam 90km/h especialmente entre a madrugada e manhã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as rajadas alcançam 70km/h. Chuvas fortes no nordeste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. A temperatura mínima entra em declínio no oeste do Rio Grande do Sul, variando entre 14°C e 16°C. A máxima não passa dos 24°C no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. No Paraná, o tempo permanece abafado, com máxima de mais de 34°C no noroeste do Estado.
Região Sudeste
Na sexta-feira, a aproximação de uma frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas em boa parte de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas
Gerais. Já no Espírito Santo e centro e norte de Minas Gerais, o
tempo permanece seco e ensolarado. Mesmo com as chuvas, faz muito calor, com máxima de mais de 34°C no oeste de São Paulo.
Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, as chuvas associadas com áreas de instabilidade espalham mais um pouco e atingem Goiânia, centro e sul de Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso. Mesmo com as chuvas, faz calor e a máxima passa dos 38°C no oeste de Goiás.
Região Nordeste
As chuvas diminuem cada vez mais no Nordeste. O calor de mais de 36°C predomina, especialmente no centro e oeste da Bahia e oeste do Maranhão. As chuvas atingem o sudoeste do Rio Grande do Norte, leste do Ceará, norte do Piauí e norte do Maranhão.
Região Norte
Áreas de instabilidade mantêm as pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria no Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. Ainda há risco de chuvas fortes no oeste do
Amazonas. O calor diminui no oeste do Acre, onde a máxima não passa dos 28°C. Já nas demais
áreas, faz muito calor, com máxima de mais de 38°C entre o Tocantins e Pará.
Confira como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
No próximo domingo, uma massa de ar polar traz frio e geadas, com mínima entre 0°C e 2°C no sul do Rio Grande do Sul e Serra Geral. Nas demais áreas, não há risco de geadas. Até a quarta-feira da próxima semana, chuvas serão mais fracas no Paraná, norte, leste e sul de Santa Catarina e leste do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
A partir do fim de semana, a frente fria traz chuvas para boa parte da região.
Região Centro-Oeste
Até a quarta-feira da próxima semana, uma frente fria e áreas de instabilidade causam chuvas no centro e sul de Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso.
Região Nordeste
Até a
quarta-feira da próxima semana, a previsão é de tempo seco em boa parte do Nordeste, com exceção do Estado do Maranhão.
Região
Norte
Até a quarta-feira da próxima semana, as chuvas se espalham pela região Norte e atingem também boa parte do Pará e o interior do Amapá.