» visite o site do RuralBR

 | 14/09/2009 09h36min

Lideranças afirmam que PIB agropecuário justifica reclamações do setor

Indústria de carne bovina suína e de frango acredita ter sido responsável por boa parte da queda

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, considerou relativamente pequena a queda no PIB da agropecuária. O governo acredita em recuperação, mas lideranças do agronegócio afirmam que os números sustentam as reclamações do setor. Em relação ao segundo trimestre do ano passado, a agropecuária teve o pior resultado desde 1998.

Para o Ministério da Agricultura, a queda no PIB da agropecuária estava dentro do esperado, considerando os efeitos da crise sobre o setor. Na comparação entre o segundo e o primeiro trimestre do ano, o resultado foi negativo em 0,1%. Em relação ao segundo trimestre de 2008, a queda foi de 4,2%. Nesse caso, a avaliação é de que o clima prejudicou a produção. Mas lideranças de algumas entidades destacaram que a agropecuária é a única parte da economia que está em recessão.

Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os dados mostram que as reivindicações do setor têm justificativa. A Sociedade Rural Brasileira avalia que as dívidas elevadas e a falta de planejamento prejudicam a geração de riqueza no setor.

Um dos segmentos mais importantes na composição do PIB agropecuário, a indústria de carne bovina suína e de frango acredita ter sido responsável por boa parte dessa queda no segundo trimestre.

De forma geral, a cadeia produtiva sentiu os efeitos de preços internacionais mais baixos e da queda do dólar, o que prejudicou a receita das empresas.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS