| 24/07/2009 16h46min
A Cúpula do Mercosul terminou hoje em Assunção, no Paraguai. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, foi nomeado presidente semestral do bloco sul-americano pelo chefe de Estado anfitrião, Fernando Lugo.
No encontro, Vázquez prometeu uma solução para os conflitos comerciais entre os países-membros durante a sua gestão.
— Devemos compreender o pensamento e a situação de outros governos que encaram a sua maneira esta gravíssima crise financeira comercial e social em nível internacional — afirmou Vázquez.
Os presidentes do bloco discutiram temas comerciais como a eliminação da dupla cobrança de tarifas e o código alfandegário comum. Os impedimentos comerciais denunciados pelo Uruguai e Paraguai para a entrada de seus produtos na Argentina e Brasil também foram assuntos abordados.
Os líderes concluíram o encontro com uma forte condenação ao golpe de Estado em Honduras e uma exigência de volta ao poder do presidente Manuel
Zelaya, em meio à falta de perspectivas de
grandes avanços na área comercial.
Da mesma forma que Lugo e Vázquez, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Cristina Kirchner, da Argentina, Evo Morales, da Bolívia, e Michelle Bachelet, do Chile, reiteraram seu apoio ao líder deposto de Honduras, Manuel Zelaya.
Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, Brasil, Lula, Paraguai, Fernando Lugo, e da Argentina, Cristina Fernández, posam no último dia da Cúpula do Mercosul
Foto:
Diego Benitez, EFE