» visite o site do RuralBR

 | 22/07/2009 21h26min

Avaí vence Grêmio por 1 a 0 em Florianópolis

Time gaúcho segue sem vencer fora de casa no Brasileirão

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

O Avaí venceu o Grêmio por 1 a 0 no Estádio Ressacada, na noite desta quarta, pela 13ª rodada do Brasileirão. O Tricolor segue sem vencer fora de casa no campeonato. O gol da equipe catarinense foi marcado por Ferdinando, de falta, no início do segundo tempo.

O resultado deixa o Grêmio com 18 pontos, na parte intermediária da tabela. O Avaí subiu algumas posições, somando 16 pontos.


Primeira etapa sem gols

O Grêmio começou melhor, tocando bem a bola e arriscando no ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, o placar quase foi aberto. Maxi López lançou Herrera na pequena área, mas ele chegou no momento em que Eduardo Martini fazia a defesa. No lance, o goleiro do Avaí se machucou, mas logo levantou para seguir a partida.

Após escanteio, aos 15 minutos, o Grêmio perdeu grande chance. Maxi López ficou com a sobra de bola, girou, mas chutou no peito de Eduardo Martini. Três minutos depois, quem desperdiçou ótima oportunidade foi o Avaí. William recebeu lançamento livre no ataque. Tentou carregar até o gol, mas o goleiro Victor apareceu para ganhar a dividida e salvar o Tricolor.

Na metade do primeiro tempo, o Avaí começou a se impor mais em campo. Aos 29 minutos, Marquinhos cobrou uma falta frontal com força, mas Victor espalmou para escanteio. Aos 36, o time catarinense conseguiu um belo contra-ataque. William foi lançado próximo da área, mas o camisa 1 gremista apareceu novamente para cortar, desta vez com um chutão na meia-lua.

Aos 38, Maxi López ficou com a bola perto da entrada da área e arriscou um chute direto. O atacante argentino não foi feliz no lance, a bola subiu alto pelo gol de Eduardo Martini.

Aos 40 minutos, um lance inusitado. Adilson ficou com a bola no campo de defesa e, no passe para o meio-campo, ela bateu no juiz e sobrou para o ataque catarinense. Na finalização, Marquinhos chutou mal, para fora.

Na primeira etapa, dois jogadores do Grêmio que estavam pendurados com dois cartões amarelos levaram o terceiro e não jogam contra o Santo André, no Olímpico, na próxima rodada do Brasileirão: Fábio Santos e Maxi López.


Avaí abre o placar

O gol do jogo saiu no início do segundo tempo. E foi do Avaí. Aos quatro minutos, Réver fez falta na meia-lua da grande área. Ferdinando cobrou com muita força e colocou o time catarinense na frente. O resultado de 1 a 0 manteria o Grêmio com o peso de não vencer fora de casa nesse Brasileirão. Sem mostrar reação, a equipe gaúcha não conseguiu o empate e muito menos a virada.

Antes do gol, no primeiro minuto da etapa complementar, o Grêmio teve uma chance com Herrera. Depois do cruzamento de Fábio Santos, o atacante chutou para fora, de frente para Eduardo Martini no primeiro pau.

Preocupado com as reclamações de Herrera com a arbitragem, o técnico Paulo Autuori substituiu o argentino por Jonas. Ele já tinha levado amarelo por pressionar o juiz.

Aos 16 minutos, Tcheco protagonizou bom lance pela esquerda, fintando dois marcadores. O capitão cruzou, Jonas escorou para Souza, e o meia chutou por cima do gol.

No segundo tempo, Réver completou a lista dos amarelados que não enfrentam o Santo André no próximo jogo do Grêmio.


Expulsão não prejudica o Avaí

Aos 17 minutos, Ferdinando foi expulso por falta muito dura em Jonas. O cartão vermelho fez o técnico Silas modificar a equipe. William e Muriqui saíram para as entradas de Roberto e Marcus Vinícius. Mais tarde, Caio entrou no lugar de Marquinhos.

O Grêmio arriscou de fora da área, com Adilson, em uma pancada. Mas Eduardo Martini defendeu. Sem reação da equipe, Autuori fez outras duas substituições. Mário Fernandes saiu e entrou Joilson, e Tcheco deu lugar a Maylson. Maxi López recebeu a braçadeira de capitão.

Poucas chances reais de gol marcaram a etapa complementar. Quando chegavam, nem Avaí nem Grêmio concluíam com qualidade.

O Avaí conseguiu segurar o placar de 1 a 0 mesmo com um jogador a menos até o final do jogo. Após o apito final, os jogadores gremistas deixaram o campo reclamando muito da atuação da arbitragem, que teria sido "caseira".

Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Santo André do Olímpico. Já o Avaí encara o Atlético-PR na Arena da Baixada.

Matéria atualizada às 23h55min desta quarta, 22/07/2009.

CLICESPORTES
13ª rodada do Brasileirão 2009.
Estádio:
Ressacada, em Florianópolis (SC).
Data: 22/07/2009.
Árbitro: Felipe Gomes da Silva.
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Marco Aurelio dos Santos Pessanha.

Gols: Ferdinando, 4 minutos do 2º tempo (Avaí).
Cartões amarelos: Fernando Bob, Marquinhos (Avaí); Fábio Santos, Souza, Túlio, Maxi López, Rever, Herrera, Léo (Grêmio).
Cartão vermelho: Ferdinando (Avaí).

Renda: R$ 101.625,00
Público pagante: 12.204
Público não pagante: 822
Público total: 13.026

AVAÍ (1) GRÊMIO (0)
Eduardo Martini, Rafael, Augusto e Emerson; Luís Ricardo, Ferdinando, Fernando Bob, Marquinhos (Caio) e Eltinho; Muriqui (Marcus Winícios) e William (Roberto). Victor, Mário Fernandes (Joílson), Léo, Rever e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco (Maylson) e Souza, Herrera (Jonas) e Maxi López.
Técnico: Silas. Técnico: Paulo Autuori.

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS