| 20/07/2009 14h55min
As autoridades da Bolívia detiveram quatro brasileiros e um boliviano que exploravam ilegalmente florestas na cidade amazônica de Cobija, na fronteiriça com o Brasil, informou nesta segunda, dia 20, o Governo de La Paz.
Em entrevista coletiva, o vice-ministro de Terras, Alejandro Almaraz, disse que a Promotoria do departamento de Pando, cuja capital é Cobija, inspecionou na quinta-feira passada a serraria em que os cinco detidos trabalhavam, no município de Santa Rosa del Abuná.
No local, promotores e agentes da Polícia encontraram uma infraestrutura montada para até 20 operários trabalharem. Três tratores, dois caminhões, serras e dezenas de troncos de diferentes árvores da região foram apreendidos.
Os quatro brasileiros detidos não portavam documentos, vistos de permanência no país nem contratos de trabalho. Já o boliviano preso é o engenheiro florestal Moisés Navía Escada, administrador da serraria.
A Promotoria investiga ainda os supostos proprietários do local, os bolivianos Guillermo e Alejandro Crooker Muñoz. Na região de Pando, cuja densidade demográfica é muito baixa, há vários assentamentos de brasileiros, alguns ilegais.
O vice-ministro Almaraz disse nesta segunda que a elite boliviana de Pando fomentou a presença de brasileiros na região, apesar de haver vários camponeses bolivianos e pobres sem acesso a terras.
AGÊNCIA EFE