| 13/07/2009 16h25min
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda, dia 13, a terceira morte por gripe A (H1N1) no Brasil. Um menino de nove anos que morava em Sapucaia do Sul teria apresentado os sintomas no dia 1º de julho. Ele foi levado no dia 2 de julho para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde morreu no dia 5. A informação foi dada pelo secretário Osmar Terra.
De acordo com Terra, o menino teria contraído a gripe pelo contato com um irmão que teria contraído o vírus em sua escola por um professor que viajou à Argentina. O secretário enumerou as ações da pasta no Estado contra a gripe A:
— O trabalho é de reforço nas fronteiras, estamos mapeando todos os casos que surgem no Estado e estamos procurando fazer acompanhamento. Acredito que em poucos dias, teremos que trabalhar a questão da gripe autóctone, como uma epidemia, acho que é uma questão de tempo só.
Terra ressaltou que diariamente entram milhares de caminhões no RS provenientes da Argentina, Chile e Uruguai, o que aumenta as possibilidades de contaminação. O Rio Grande do Sul registra 129 dos 1,027 mil casos da doença no país confirmados pelo Ministério da Saúde até a última sexta, dia 10.
A primeira morte por gripe suína no Brasil também foi registrado no Estado. Um jovem de 29 anos, morador de Erechim, morreu no dia 28 de junho após contrair o vírus na Argentina. O segundo caso foi de uma menina de 11 anos, que morreu no dia 30 de junho em um hospital particular da cidade de Osasco, em São Paulo.
AGÊNCIA BRASIL E ZERO HORA