| 12/07/2009 17h55min
Sem os titulares Réver, Maxi López e Herrera, o Grêmio contou com os gols dos respectivos substitutos Rafael Marques, Alex Mineiro e Jonas para vencer o Corinthians por 3 a 0.
A partida, válida pela 10ª rodada do Brasileirão, foi disputada nesta tarde de domingo, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.
Com a vitória, o Grêmio vai a 15 pontos, e se aproxima do G-4 da competição. O Corinthians, ultrapassado pelo próprio Tricolor, para em 14 pontos.
Sem piedade
A receptividade ao treinador corintiano Mano Menezes, ovacionado pela torcida gremista, restringiu-se aos minutos anteriores ao início do jogo. O reconhecimento do Grêmio ao passado recente de Mano terminou assim que a bola correu.
Impiedoso, o Grêmio contou com seus contestados reservas para massacrar o Corinthians. Aos 16min, o lateral Fábio Santos cruzou da esquerda, e Alex Mineiro escorou com o pé direito: 1 a 0. O centroavante só foi escalado porque Maxi López, gripado, não tinha condições.
Cinco minutos depois, Adilson recebeu lançamento primoroso de Tcheco, e de canhota, pelo mesmo setor do primeiro gol, cruzou na cabeça de Jonas. E o atacante, ironizado pelas chances perdidas em outros jogos, marcou mais um. Jonas atuou no lugar do suspenso Herrera.
Aos 37min, a partida acabou. Após escanteio cobrado do lado direito, Souza lançou na área, e o zagueiro Rafael Marques - jogador que perdeu espaço com a troca do 3-5-2 para o sistema 4-4-2 - mergulhou para cabecear, com estilo, fazendo 3 a 0. O zagueiro substituiu o lesionado Réver.
Sob controle
Com um jogador a mais - Jean foi expulso ainda no 1º tempo - e o placar absoluto, o Grêmio jogou com extrema tranquilidade. No 2º tempo, os gremistas não se furtaram a arriscar passes de efeito, dribles, combinações curtas e jogadas de efeito, como em um chapéu sobre Ronaldo.
Resignado com a derrota, o Corinthians não forçou. O Grêmio manteve a posse de bola, e seguiu criando oportunidades para ampliar. Jonas, Perea e Souza desperdiçaram boas chances, em grande atuação do goleiro Felipe.
Na outra área, Victor garantiu o zero no lado gremista do placar parando Dentinho.
Próximo jogo
O Grêmio volta a jogar às 19h30min da próxima quarta-feira, contra o Coritiba. A partida, válida pela 11ª rodada do Brasileirão, será disputada no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e antecede o clássico Gre-Nal do domingo seguinte.
O Corinthians joga às 21h de quinta-feira, contra o Sport Recife, no Estádio Pacaembu, em São Paulo.
GRÊMIO | CORINTHIANS |
---|---|
Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio (Makelele), Tcheco e Souza (Maylson); Jonas (Perea) e Alex Mineiro. | Felipe; Alessandro (Diogo), Jean, Diego e André Santos; Cristian, Elias (Jucilei) e Douglas; Jorge Henrique (Renato), Ronaldo e Dentinho. |
Técnico: Paulo Autuori. | Técnico: Mano Menezes. |
Grêmio 3x0 Corinthians - 10ª rodada do Brasileirão Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento, auxiliado por Pedro Jorge de Araújo e Carlos Jorge da Rocha (trio alagoano). Gols: Alex Mineiro (G), aos 16min; Jonas (G), aos 21min; e Rafael Marques (G), aos 37min, no 1º tempo. Cartões amarelos: Thiego, Tcheco, Rafael Marques, Léo, Souza, Perea (G); Ronaldo, Douglas, Jean, Alessandro, Dentinho (C). Cartão vermelho: Jean (C). |