| 09/07/2009 15h27min
SEXTA-FEIRA, DIA 10
Região Sul
Nesta sexta-feira, a frente fria estaciona e ganha força mais uma vez. A previsão de é intensos temporais, rajadas de vento, trovoadas e até mesmo queda de granizo em boa parte do oeste, centro e leste do Paraná. Também chove, porém de forma mais fraca no sul, oeste e norte de Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul. Na maior parte do Rio Grande do Sul e no meio oeste de Santa Catarina, o tempo permanece seco. Faz frio no sul e oeste do Rio Grande do Sul, com mínima entre 3°C e 6°C, com formação de geadas isoladas. A temperatura máxima não passa dos 20°C na maior parte da região.
Região Sudeste
Nesta sexta-feira, a frente fria estaciona entre São Paulo e o Paraná. As chuvas atingem o oeste, centro, sul e leste do Estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Há previsão de intensos temporais, com acumulados de mais de
60 mm em 24 horas, rajadas de vento (70 km/h no oeste, centro e sul do
Estado), trovoadas e até mesmo queda de granizo no extremo sul paulista. No norte de São Paulo, na maior parte de Minas Gerais e nos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio permanece concentrado sobre o sul de São Paulo e de Minas Gerais, onde a máxima não passa dos 20°C. Já no oeste de Minas Gerais e no noroeste de São Paulo, a máxima passa dos 30°C.
Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, o sistema frontal retrocede e as chuvas atingem apenas o centro e sul de Mato Grosso do Sul. Esperam-se chuvas intensas no sul do Estado, com acumulado de até 40 mm em 24 horas. Em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. A mínima varia entre 11°C e 14°C entre o Distrito Federal e o nordeste de Goiás. A máxima chega a quase 35°C em Mato Grosso e a quase 30°C em boa parte de Goiás. Apenas no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, a
temperatura não sobe e a máxima não
passa dos 20°C.
Região Nordeste
Alerta de chuvas fortes e generalizadas no leste e norte do Nordeste, desde o sul da Bahia até o Ceará, com risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de encosta. Além disso, chuvas mais fracas e isoladas atingem o sul do Ceará e a costa do Maranhão. A temperatura ainda permanecerá mais baixa no centro e leste do Nordeste e entrará em declínio entre o Rio Grande do Norte e Sergipe. Nas demais áreas, a previsão é de calor.
Região Norte
Nesta sexta-feira, a frente fria deixa de organizar as chuvas sobre a Região Norte. As áreas de instabilidade causam pancadas isoladas de chuva e trovoadas no oeste do Acre, oeste e norte do Amazonas, Roraima, oeste e norte do Pará e boa parte do Amapá. Entre o Tocantins e o centro e leste do Acre, o tempo segue seco, ensolarado e quente. Faz calor em toda a Região e a máxima chega a quase 35°C em várias localidades.
Veja como fica a previsão para os próximos dias
Região Sul
No sábado, as chuvas se espalham e atingem boa parte da região sul. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, não há previsão de chuvas ao longo do dia. A frente fria não consegue se afastar da região, e a previsão de é grandes acumulados no nordeste do Estado do Paraná. Nas demais áreas, apesar das chuvas generalizadas, o acumulado será bem mais baixo. Ainda faz frio no oeste do Rio Grande do Sul, mas sem extremos, com mínima em torno de 6°C. Já a temperatura máxima despenca e em boa parte do Estado, Serra Geral e Planalto de Santa Catarina, os termômetros não passarão dos 11°C. No Paraná, a máxima não chega a 20°C. No domingo, finalmente a frente fria se afasta. Apenas entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, há previsão de chuvas por conta da propagação de áreas de instabilidade pelo oceano. Nas demais áreas, a previsão é de tempo seco e ensolarado.
Região
Sudeste
Neste sábado, a frente fria volta a avançar pelo Sudeste, trazendo chuvas generalizadas à São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul e oeste de Minas Gerais. Ainda há previsão de temporais, trovoadas, rajadas de vento (90 km/h nas áreas próximas do Paraná) e queda de granizo no sul do Estado. Nas demais áreas, apesar das chuvas generalizadas, o acumulado será bem mais baixo. No Espírito Santo, boa parte do Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Aliás, o frio não avança muito neste sábado. Esperam-se máximas inferiores a 20°C apenas no oeste, centro e sul paulistas. No noroeste de São Paulo e oeste de Minas Gerais, a máxima oscila em torno dos 30°C. No domingo, a frente fria se afasta rapidamente do Estado de São Paulo esperam-se apenas chuvas fracas e isoladas no centro de Minas Gerais e do Espírito Santo. A entrada de uma forte massa de ar de origem polar derruba as temperaturas.
Região
Centro-Oeste
No sábado, a
frente fria volta a avançar pela região, trazendo chuvas generalizadas ao oeste, centro e sul de Mato Grosso, sul de Goiás e todo o Mato Grosso do Sul. Ainda há previsão de chuvas fortes no sudeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, apesar da previsão de chuvas generalizadas, o acumulado será baixo. O tempo permanece seco e ensolarado apenas no centro e norte de Goiás, no leste e norte de Mato Grosso e no Distrito Federal. Apesar do avanço da chuva, ainda fará calor na maior parte do Centro-Oeste. No domingo, a frente fria se afasta do Centro-Oeste e retorna uma condição de tempo seco para a maior parte da região. Apenas no oeste de Goiás, ainda há previsão de chuvas fracas. A entrada de uma forte massa de ar de origem polar derruba a temperatura e gera mínimas entre 0°c e 3°c, com formação de geadas no sul de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Neste sábado, as chuvas atingem o leste e norte do Nordeste mais uma vez. Apesar da previsão de
chuvas generalizadas, o acumulado
será mais baixo, desde a costa norte de Sergipe até o litoral do Maranhão. Na Bahia retorna uma condição de tempo seco e ensolarado. A temperatura entra em elevação em boa parte do Nordeste, mas a sensação ainda será mais agradável no centro e sul da Bahia e entre o norte de Sergipe e o leste da Paraíba. No domingo, chuvas fracas e mais isoladas concentram-se entre o litoral de Sergipe e de Pernambuco e entre o norte e oeste do Ceará e o centro e norte do Maranhão.
Região Norte
No sábado, a frente fria sobre o Centro-Oeste volta a provocar chuvas fracas no sul e leste de Rondônia. Áreas de instabilidade também causam pancadas de chuva e trovoadas no oeste, centro e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amazonas. Faz muito calor e a máxima passa dos 35°C entre o Pará e o sudeste do Amazonas. No domingo, a frente fria deixa de provoca chuvas na Região Norte novamente. Áreas de instabilidade causam pancadas de chuva e trovoadas no Acre, oeste,
centro e norte do Amazonas,
Roraima, oeste e norte do Pará e boa parte do Amapá.