| 07/07/2009 14h56min
QUARTA-FEIRA, DIA 8
Região Sul
A frente fria não consegue avançar pela região. Além disso, a umidade proveniente da Amazônia continua alimentando o sistema. O resultado são chuvas intensas e generalizadas no norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Além do grande acumulado, há risco de vendavais e queda de granizo. As rajadas alcançam os 90km/h no norte do Rio Grande do Sul e os 70km/h nas áreas atingidas pelas chuvas fortes de Santa Catarina e Paraná. Por outro lado, não há previsão de chuvas no oeste e sul do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná. A temperatura máxima finalmente despenca e não passa dos 20°C na maior parte da região. Apenas no norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná ainda faz calor, com máxima de até 26°C.
Região Sudeste
Mais um dia com tempo seco e
ensolarado no Sudeste. A umidade relativa do ar cai e atinge valores em torno
dos 30% em boa parte da região. Faz frio pela manhã nos pontos mais elevados de Minas Gerais, marcando entre 6°C e 9°C. À tarde, a máxima já alcança os 26°C em boa parte da região.
Região Centro-Oeste
A frente fria mal avança e ganha força nesta quarta-feira. A previsão é de pancadas de chuva e trovoadas no sudoeste de Mato Grosso e no oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul. Pode chover forte em algumas localidades de Mato Grosso do Sul, com acumulado de até 30 mm em 24 horas. Já na maior parte do Centro-Oeste, o tempo segue seco, ensolarado, quente e com baixa umidade relativa do ar. A mínima varia entre 11°C e 14°C no Distrito Federal e parte leste de Goiás. Já a máxima chega a quase 35°C em Mato Grosso, quase 30°C no noroeste de Goiás, quase 26°C no Distrito Federal e não passa dos 20°C no sul de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Já não há previsão de temporais nesta quarta-feira
sobre o Nordeste. As chuvas, no entanto, ainda serão
generalizadas no Recôncavo Baiano, sul de Sergipe e centro e oeste do Maranhão. Na maior parte do Nordeste, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. A temperatura máxima finalmente volta a subir na maior parte da Bahia. Apenas no centro e leste do Estado, a temperatura ainda será baixa, variando entre 20°C e 26°C.
Região Norte
Uma frente fria na região organiza as áreas de instabilidade e força a migração das chuvas mais generalizadas para o oeste da Região Norte. Nesta quarta-feira, as precipitações mais significativas atingem a maior parte do Acre, oeste e norte do Amazonas e Roraima. Também há previsão de chuvas, porém muito isoladas, no centro e leste do Amazonas, norte do Pará e costa norte do Amapá. Entre o Tocantins, sudeste do Amazonas e leste do Acre, o tempo segue seco e ensolarado. Faz calor em toda a Região e a máxima chega a quase 35°C em várias localidades.
Veja como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
Na quinta-feira, a frente fria finalmente avança para o norte. Além disso, ela perde força e o risco de temporais começa a diminuir. A previsão é de chuvas no Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No leste de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná, o acumulado poderá alcançar 30 mm em 24 horas. No oeste, centro e sul do Rio Grande do Sul, uma massa de ar de origem polar garante um dia ensolarado e frio. A mínima varia entre 3°C e 6°C no sul do Rio Grande do Sul. Já a máxima não passará dos 20°C na maior parte da região. Na sexta-feira, a frente fria estaciona e ganha força mais uma vez.
Região Sudeste
O tempo finalmente muda a partir da quinta-feira, quando uma frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas no oeste, centro e sul do Estado de São Paulo, com acumulado de até 30 mm em 24 horas. Já na maior parte do Sudeste, o tempo permanece seco, ensolarado e quente para a época do ano. Aliás, mesmo nas áreas que
receberão as chuvas, o dia ainda será
quente. Esperam-se máximas de quase 30°C no norte de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Na sexta-feira, a frente fria praticamente estacionará entre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Por isso mesmo, as precipitações permanecerão concentradas sobre a maior parte do Estado de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
Nesta quinta-feira, a frente fria avança um pouco mais para norte e atinge boa parte de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso. A previsão é de chuvas generalizadas, com acumulado de até 40 mm em 24 horas, em Mato Grosso do Sul. Na maior parte de Mato Grosso, em Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e ensolarado. A mínima varia entre 11°C e 14°C no Distrito Federal. A máxima chega a quase 35°C em Mato Grosso, quase 30°C no noroeste de Goiás, 26°C no Distrito Federal e 23°C em Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, a frente fria estaciona
e provoca chuvas no centro e
sul de Mato Grosso do Sul. No sul do Estado, ainda há previsão de chuvas fortes, com acumulado em torno dos 30 mm em 24 horas.
Região Nordeste
Mais um dia com chuvas generalizadas entre o Recôncavo Baiano e o litoral de Sergipe. Além disso, esperam-se precipitações mais isoladas na costa oeste do Maranhão nesta quinta-feira. Na maior parte do Nordeste, o tempo segue seco e ensolarado. Faz calor na maior parte do Nordeste. Apenas no centro e leste da Bahia, sul de Sergipe e entre Alagoas e o agreste de Pernambuco, a temperatura será mais baixa, não passando dos 26°C. Na sexta-feira, as chuvas generalizadas atingem o leste do Ceará e a faixa entre o leste do Rio Grande do Norte e a costa norte de Sergipe.
Região Norte
Nesta quinta-feira, a frente fria ainda organiza as chuvas mais generalizadas sobre o oeste. As precipitações atingem o sul e oeste do Acre, oeste e norte do Amazonas e o centro,
sul e oeste de Roraima. Chove de forma mais isolada no norte
do Pará e costa do Amapá. Entre o Tocantins, centro e sul do Amazonas, boa parte do Amazonas, Rondônia e centro e oeste do Acre, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz calor em toda a Região e a máxima chega a quase 35°C em várias localidades. Na sexta-feira, chuvas generalizadas atingem o centro e oeste do Acre, oeste e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e boa parte do Amapá. Há previsão de chuvas fortes em todo o litoral do Amapá e na Capital, Macapá.