| 08/07/2009 18h41min
Expulso duas vezes em nove rodadas do Brasileirão, o atacante do Grêmio Jonas voltará ao banco dos réus nesta sexta-feira, exatamente um mês depois do primeiro julgamento, para ser julgado pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador responderá pelo cartão vermelho que levou direto aos 34 minutos do segundo tempo na derrota do Grêmio para o Sport por 3 a 1, na Ilha do Retiro, por acertar um tapa na perna do zagueiro César Lucena.
Caso seja punido com a pena máxima do artigo 250 do CBJD (ato desleal), que é de três jogos, Jonas não terá condições de enfrentar o Corinthians e o Coritiba nas rodadas seguintes do Brasileirão. Pela expulsão, o atacante já ficou fora da partida em que o Grêmio goleou o Atlético-PR por 4 a 1 no Olímpico.
No dia 10 de junho, Jonas foi absolvido por maioria de votos pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD devido à expulsão contra o Vitória. Na ocasião, o atacante gremista também respondeu por ato desleal.
Mas Jonas não será o único problema a ser solucionado pelo departamento jurídico. O Grêmio foi denunciado por atraso (artigo 215) de três minutos para o reinício da partida e pode ser multado em até R$ 3 mil na mesma sessão.