| 03/07/2009 10h44min
Os recursos para a estocagem de etanol não estão chegando a todas as indústrias. É o que afirmou o presidente da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar, Marcos Jank. Segundo ele, muitas empresas continuam endividadas e com dificuldade para acessar o crédito.
Marcos Jank participou nessa quinta, dia 2, do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústrias Sucroalcooleira, em Piracicaba, interior de São Paulo. Segundo o presidente da Unica, o acesso ao dinheiro vai ser maior nas empresas com menos dívidas.
Jank disse que algumas usinas conseguiram volumes de recursos que considera expressivos. Mas boa parte das empresas ainda não teve acesso ao crédito. Na opinião dele, o setor precisa encontrar saídas para a crise que está atravessando.
Mesmo apostando que ainda é preciso uma recuperação maior, o presidente da Unica avaliou que o setor começa a superar o problema dos preços baixos. Isso ocorre principalmente no açúcar, que teve valorização no mercado internacional e por isso ganha mais espaço no mix de produção das usinas.
Marcos Jank afirmou que o segundo semestre de 2009 e o ano de 2010 devem ser marcados por uma conjuntura mais favorável ao setor sucroalcooleiro.