| 26/06/2009 12h34min
O jogo deste sábado no Orlando Scarpelli entre Figueirense e Vasco será o 20º entre as duas equipes. Em 15 oportunidades os times se enfrentaram pela Série A, ainda foram 4 amistosos e uma partida pelo Triangular Imprensa). O retrospecto mostra uma vantagem dos cariocas sobre os catarinenses, o Vasco aparece com 7 vitórias, por 10 vezes o confronto terminou empatado e o Figueirense conquistou três vitórias. Esta é a primeira vez que as equipes se enfrentam pela Série B.
Apesar de o Vasco levar vantagem no retrospecto, o Figueira não perde para o adversário há dois anos, foram 2 empates em 2007 e duas vitórias em 2008. O maior artilheiro do Figueirense contra os vascaínos em campeonatos brasileiros é o atacante Edmundo que marcou 4 gols, o lateral Paulo Sérgio e o meia Bilu foram os que mais atuaram, cada um jogou seis vezes contra os cariocas.
O primeiro confronto entre as duas equipes aconteceu na estreia do Figueirense no Campeonato Brasileiro, em 2 de
dezembro de 1973, terminando com um
empate pelo placar de 0x0. Já o último encontro entre Figueirense em Vasco em campo aconteceu no ano passado, em 4 de outubro de 2008, e terminou com goleada alvinegra em cima do adversário, pelo placar de 4x2, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
O duelo também marca um curioso equilíbrio no número de gols marcados e sofridos pelas duas equipes na competição nacional. Tanto Figueirense quanto o Vasco marcaram 22 gols em disputas pelo Brasileirão.
A maior goleada do confronto aconteceu no Brasileiro de 2005. O Alvinegro goleou o Vasco por 5 a 1 em 16 de novembro com um show de Edmundo que marcou três vezes diante de sua torcida no Orlando Scarpelli.