| 19/06/2009 18h36min
O Ministério Público Federal do Mato Grosso deverá apresentar até o início do mês que vem uma lista com as empresas da cadeia da pecuária bovina que contribuem para a devastação da Amazônia.
O Canal Rural conversou com o procurador Mário Lúcio Avelar que afirmou que um levantamento está em processo no Estado, onde o órgão realiza a coleta de informações sobre fazendas, frigoríficos e compradores de carne e subprodutos do gado para o cruzamento de dados que possam indicar alguma ilegalidade na cadeia produtiva.
A investigação, segundo o procurador, acontece há pelo menos seis meses a partir de informações oficiais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e das secretarias da Fazenda, Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso. De acordo com Avelar, a tendência do MPF é ingressar com uma medida semelhante a que foi realizada no Pará.
A nossa equipe entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Frigoríficos do Mato Grosso, Marco Antônio dos Santos, que informou que nenhum frigorífico foi comunicado oficialmente. Segundo ele, as empresas do Estado respeitam uma recomendação do Ibama para não comprar carne de produtores que desmatam ilegalmente.
CANAL RURAL