| 19/06/2009 11h21min
As usinas de cana-de-açúcar ainda não podem ter acesso ao financiamento para estocagem de etanol. A moagem não é suficiente para formar as reservas de garantia da liberação dos recursos. A informação é da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que divulgou novos números sobre a safra.
De acordo com a entidade, a moagem de cana na região Centro Sul segue em ritmo forte. Na segunda quinzena de maio, foram processadas 36,4 milhões de toneladas, 15,6% a mais que no mesmo período no ano passado. O acumulado até primeiro de junho foi de 109,7 milhões de toneladas, 43,5% superior ao do período em 2008.
Mas a Unica diz que o estoque de etanol cresceu pouco e as usinas não estão conseguindo cumprir a meta para garantir o financiamento do governo para estocagem do combustível.
O Banco do Brasil e o BNDES colocaram à disposição do setor R$ 2,5 bilhões. Para conseguir os recursos, é preciso armazenar 1,5 litro de etanol para cada litro financiado.
Segundo a Unica, os estoques atuais são suficientes apenas para garantir as vendas. O relatório informa ainda que a safra mantém uma tendência mais açucareira.
No acumulado até primeiro de junho, a produção chegou a 5,04 milhões de toneladas, 57,3% a mais que no mesmo período em 2008, quando estava em 3,2 milhões de toneladas.
CANAL RURAL