» visite o site do RuralBR

 | 18/06/2009 09h01min

Vantagem de 2 a 0 nunca foi revertida em final de Copa do Brasil

Paulista e Flamengo foram campeões vencendo a primeira em casa por este placar

Se quiser ficar com o bicampeonato da Copa do Brasil, o Inter terá de ser o primeiro time a reverter uma desvantagem de 2 a 0 na final da competição. O jogo de ida teve este placar em duas decisões: 2005 e 2006. O Paulista e o Flamengo venceram os jogos em que tinham o mando de campo e mantiveram a vantagem na volta, conquistando o título da Copa do Brasil e a vaga na Copa Libertadores.

Em 2005, o Fluminense de Abel Braga chegava à final diante do Paulista de Vágner Mancini, sensação do campeonato, que já havia eliminado Inter, Botafogo e Cruzeiro. Márcio Mossoró e Léo – que, mais tarde, tiveram passagens apagadas pelo Colorado – anotaram os gols da vitória do time de Jundiaí por 2 a 0 no Estádio Jayme Cintra. No Maracanã, os cariocas não passaram de um empate sem gols e viram os visitantes fazerem a festa.

No ano seguinte, dois clássicos cariocas no Maracanã decidiram a competição. No primeiro, o Flamengo tinha o mando de campo e venceu por 2 a 0, com gols dos atacantes Obina e Luisão. Na volta, o Rubro-Negro venceu de novo, por 1 a 0. O gol foi do lateral-esquerdo Juan.

Mas o retrospecto do Inter ao lidar com esta desvantagem na competição é mais animador. Nas três vezes em que saiu perdendo por 2 a 0, em duas o Colorado reverteu a desvantagem. Nas oitavas-de-final de 1997, o Colorado foi à Vila Belmiro e perdeu, com gols de Robert e Macedo. No jogo de volta, no Beira-Rio, Arílson marcou duas vezes, Gamarra salvou uma bola em cima da linha e a decisão foi para as cobranças de pênalti, nas quais o time da casa aplicou 4 a 2.

Já em 2002, o Inter não teve a mesma sorte. Guilherme e Marques fizeram 2 a 0 para o Atlético-MG no Mineirão, novamente pelas oitavas-de-final. Na volta, o zagueiro Ronaldo Alves e os atacantes Mahicon Librelato e Fernando Baiano anotaram os gols que o time precisava. Mas Rodrigo e Kim descontaram para os mineiros, eliminando o Colorado no Beira-Rio.

Na última vez em que precisou reverter o placar de 2 a 0, o Inter não apenas cumpriu a missão, mas fez gols de sobra. No jogo de ida diante do Paraná, mais uma vez pelas oitavas-de-final, o time foi derrotado ao levar gols de Fábio Luís e Ângelo, de falta, em Curitiba. Na volta, no Beira-Rio, o time levou um susto: Fábio Luís abriu o placar logo no início, e o Colorado precisava de quatro gols para reverter. Acabou fazendo 5 a 1, com gols de Magrão, Índio, Fernandão e Andrezinho (2).

Agora, o Inter se depara com a mesma situação, desta vez na final da competição. Jorge Henrique e Ronaldo marcaram para os alvinegros nesta quarta no Pacaembu, e o jogo de volta está marcado para o dia 1º de julho no Beira-Rio. Seja nos pênaltis ou goleando, o Colorado precisa reverter a vantagem se quiser garantir vaga na Copa Libertadores de 2009.

CLICESPORTES

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS