| 08/06/2009 09h46min
Dezenove países agrícolas, incluindo o Brasil, estão reunidos para discutir o comércio internacional. O encontro que acontece em Bali, na Indonésia, começou no domingo e vai até esta terça, dia 9. O grupo é responsável por 25% das exportações agrícolas do mundo. Os representantes querem encontrar saídas para destravar a Rodada de Doha e evitar que a crise econômica continue estimulando o protecionismo. Foram exatamente estes os assuntos do discurso do diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.
A OMC pediu esforço político para a retomada da rodada de Doha e criticou o protecionismo. O grupo conhecido como Cairns é integrado por Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Paraguai, Peru, África do Sul, Tailândia e Uruguai.
Deste encontro, participam também Estados Unidos, União Europeia, Índia, Japão e China.
Um dos principais temas em discussão na reunião de Bali deve ser sobre os subsídios de laticínios dos Estados Unidos e Europa e a disputa entre o governo americano e o da Índia sobre as tarifas aduaneiras. As diferenças entre estes dois países travou as negociações da Rodada Doha.
O Brasil, um dos países participantes do encontro, pediu que Washington e Nova Delhi se mostrem dispostos a resolver as diferenças.