| 05/06/2009 09h22min
Os preços em dólar das principais commodities exportadas pelo Brasil aumentaram na comparação entre maio e abril. Segundo a RC Consultores, os produtos agrícolas foram os maiores responsáveis pelo desempenho. Mas a consultoria alerta que o aumento nos preços não deve ter um reflexo significativo sobre a balança comercial do país.
O chamado Índice RC fechou o mês passado com alta de 5,5% em relação a abril. Na comparação com maio do ano passado, o resultado é inverso: queda de 19,5%. Considerando só as commodities agrícolas, o aumento nos preços em dólar entre abril e maio é de 9,4%.
Os destaques foram o açúcar (+17,6%), farelo de soja (+14,7%), suco de laranja (+11,9%) e soja em grão (+11,1%). Nas commodities não agrícolas, a alta nos preços em dólar na comparação entre abril e maio é de 2,4 por cento./ entre os principais aumentos, estão o estanho (+17,1%), petróleo (+10%), zinco (+9,2%) e alumínio (+4,9%).
A RC Consultores ressalta, por outro lado, que a alta nos preços das commodities não deve causar um aumento significativo no saldo comercial do Brasil nos próximos meses. Isso porque os volumes exportados mantêm a tendência de queda.
CANAL RURAL