| 01/06/2009 10h29min
O Ethanol Summit 2009, um dos maiores eventos do mundo dedicado ao setor de biocombustíveis, pretende reunir 150 palestrantes do Brasil e de todos os continentes do planeta durante 25 paineis divididos em salas temáticas, no hotel Sheraton WTC em São Paulo.
Esta é a segunda edição do evento, e mais uma vez o destaque são os convidados internacionais que podem melhorar a imagem do etanol brasileiro em outros países.
O encontro, que começa nesta segunda, dia 1º, e vai até quarta, dia 3, é organizado pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), mas este ano tem também o apoio da imprensa internacional, como a revista britânica The Economist.
Nesta segunda, na cerimônia de abertura autoridades e lideranças do setor dividem a mesa. Entre eles, Marcos Jank, presidente da Unica, e Luciano Coutinho, presidente do BNDES.
Também participam o diretor da Agencia Nacional do Petróleo, Alan Kardec, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; Antonio Lambertucci, da Secretaria Geral da Presidência; Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo; o vice-presidente de países do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Roberto Veluttini; e o sub-secretário de Agricultura dos Estados Unidos.
O presidente Luis Inácio Lula da Silva cancelou a participação, mas enviou uma mensagem em vídeo.
Participam ainda a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o governador de São Paulo, José Serra.
Durante a tarde já começam as palestras temáticas com especialistas do Brasil e do Exterior. Entre os temas, sustentabilidade, novos investimentos e etanol de segunda geração.
Mas a principal apresentação do dia está marcada para as 16H45min: o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que comanda atualmente a Fundação Clinton, com projetos prioritários como o apoio ao crescimento sustentável da África e da América Latina.