| 31/05/2009 13h11min
Enquanto o anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 não ocorre, chama atenção diversas curiosidades no 59º Congresso da Fifa, realizado neste final de semana, nas Bahamas. Nassau, a capital, e o Hotel Atlantis recebem o evento quase que com indiferença.
O anúncio oficial será feito às 15h30min — horário de Brasília — em Nassau, nas Bahamas, e terá transmissão da SporTV e da TVCOM.
Os grandes acontecimentos e as celebridades são uma constante no local que sediará em agosto a festividade da escolha da nova Miss Universo — a potiguar Larissa Costa representará o Brasil. As instalações também serviram como locação para Cassino Royale, o filme que marcou a estréia do ator Daniel Craig como agente 007. Além do grande salão de jogos, um quiosque que explode em uma cena do filme virou atração e é mostrado por guias locais.
Contra-mão
Países de colonização britânica têm
normalmente a chamada mão-inglesa no trânsito, com os veículos
trafegando pelo lado esquerdo das vias. Até aí não há novidade. Nas Bahamas, porém, há uma curiosidade. A frota de carros não tem o volante no lado direito. São iguais aos do Brasil, só que usando a pista contrária. Não parece dar confusão nem causar acidentes, mas os brasileiros que chegam entram em pânico quando o motorista resolve ultrapassar com a visibilidade prejudicada.
Sem notícia
O Congresso da Fifa oficialmente só começa na próxima terça-feira. As reuniões prévias do Comitê Executivo, porém, iniciaram na última sexta com presenças ilustres entre os dirigentes como Michel Platini e Franz Beckenbauer. Toda esta movimentação, no entanto, não altera em nada a vida da cidade de Nassau. A Fifa e seus congressistas estão muito bem instalados no gigantesco Hotel Atlantis em Paradise Island e não merecem sequer uma nota no principal jornal local, o Nassau Guardian. Nas páginas esportivas destaques para o Torneio de Roland Garros e os
esportes populares dos Estados Unidos
como basquete e hóquei.
Caribe?
Um grupo musical nem tão típico recebe os turistas em Nassau. Com instrumentos e vestuário bem caribenhos, eles ficam tocando para os passageiros que chegam ao setor de desembarque do aeroporto. O detalhe está no repertório. Só músicas populares norte-americanas. É verdade que não tocou New York, New York, mas Strangers in the Night foi ouvida. E nada de uma salsa ou um merengue…
Um ano antes
Escolhidas as sedes da Copa 2014, surgem novas disputas e escolhas. Pelo menos quatro das 12 cidades, um ano antes, sediarão jogos da Copa das Confederações. Além disso, começam as especulações quanto aos locais em que a Seleção Brasileira jogará nas duas competições. Como dono da casa, o Brasil fará o jogo de abertura em ambas e depois viajaria para atuar em duas outras localidades na primeira fase. Projetos
considerados adiantados como Brasília e Porto Alegre aparecem bem cotados para já estarem no mapa
das copas já em 2013.
Capital
Brasília tem o mais adiantado projeto para a Copa de 2014. O Presidente da Federação do Distrito Federal, Fábio Simão, admite que a apresentação antecipada dos projetos foi o principal motivo, bem como uma estrutura existente com uma boa rede hoteleira, aeroporto moderno e amplo sistema de vias urbanas. Além disso, o posicionamento geográfico é privlegiado e possibilita que a Capital Federal seja a única das cidades-sede que tem vôos sem escalas para todas as outras.
Vice
Pra não dizer que as autoridades políticas estiveram ausentes no anúncio das cidades da Copa, o vice-governador do Paraná conferiu tudo de perto em Nassau. Orlando Pessuti representou a candidatura de Curitiba nas Bahamas. A CBF havia desaconselhado a presença de políticos no Congresso da Fifa sob a alegação de que seria um momento de avaliação eminentemente técnica.
Construção
Piada que corria no Centro de
Imprensa em Nassau:
— Vai ter tanta obra por este Brasil com a Copa de 2014 que quem quiser reformar o muro da casa que faça logo pois o preço do material e da mão de obra vão subir muito.
Confira em gráfico as alterações que Porto Alegre pode ter se confirmada como cidade-sede: