| 29/05/2009 21h20min
O técnico Guardiola, do Barcelona, afirmou nesta sexta que espera contar com um elenco mais reforçado na próxima temporada, para que possa repetir o mesmo sucesso de sua primeira campanha no comando do clube catalão.
– O calendário do ano que vem será muito apertado, quase não haverá tempo nem para treinar e a temporada fica menor por conta do Mundial. Haverá quase 70 partidas e acho que seria conveniente um elenco um pouco maior. Sempre é necessário trazer gente nova – disse.
Guardiola não se arriscou a falar sobre o futuro da equipe. Mas ele prevê que, por ser um elenco "jovem e mentalmente muito estável", pode manter o bom desempenho por mais algumas temporadas. Após ser campeão espanhol, da Copa do Rei e da Liga dos Campeões, o técnico se mostrou preparado para encarar a nova temporada.
– Não é a mesma coisa, o segundo ano sempre é mais difícil. Precisamos perder algumas partidas no início para colocar os pés no chão – brincou.
Reticente na hora de falar sobre o planejamento, Guardiola não revelou que posições quer reforçar, e nem quis comentar sobre o destino do atacante camaronês Samuel Eto'o.
– É um jogador muito importante e estou feliz com ele, mas não comentarei publicamente nada sobre mercado. Falaremos com calma quando for a hora – destacou.
Com contrato até junho de 2010 com o Barcelona, Guardiola indica que gostaria de permanecer no clube por mais tempo.
– Estarei aqui na próxima temporada. Depois, se o clube estiver contente e eu também, continuaremos. Não podemos brincar com contratos longos – disse.
Segundo Guardiola, a temporada mereceu "nota 10", mas há coisas a melhorar. Ele lembrou que, ao assumir o comando da equipe, não imaginou que conquistaria os três títulos em disputa.
– Embora fosse por uma questão de probabilidades, em mais de 100 anos de história do Barça ninguém nunca tinha feito isso, nem no futebol espanhol. Portanto, pensei que não seria eu a fazê-lo. Foi uma surpresa para todos, mas o elenco trabalhou de forma fantástica – ressaltou.
EFE