| 22/05/2009 09h32min
As exportações no Porto de Paranaguá cresceram nos primeiros quatro meses do ano. Soja e milho tiveram alta no período, mas o destaque foi a queda de mais de 70% na importação de fertilizantes. Os dados foram divulgados pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina.
Com a crise, dois dos principais portos do país em receita cambial, Santos e Vitória, tiveram queda na receita entre janeiro e abril. Mas o Porto de Paranaguá, com maior destaque para o agronegócio, conseguiu manter o crescimento nas exportações, principalmente pelo aumento nos embarques de soja e produtos congelados.
A variação na receita cambial em Paranaguá ficou positiva em 0,2%. Foram embarcados cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos entre janeiro e abril deste ano, uma alta de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A soja liderou o ranking de produtos exportados pelo porto paranaense. Foram embarcadas mais de 2,165 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2009. O volume é 7,6% maior do que as 2,011 milhões de toneladas movimentadas em igual período do ano passado.
As exportações de milho ficaram em 785 mil toneladas no período. De janeiro a abril do ano passado, foram 695 mil toneladas. Mas as importações de fertilizantes despencaram 72% para 634 mil e 231 toneladas. Nos primeiros quatro meses de 2008, os embarques somaram 2 milhões e 275 mil toneladas.
Paranaguá é a principal via de entrada de nutrientes destinados à produção de fertilizantes no país.
CANAL RURAL