| 20/05/2009 12h13min
O treinamento desta manhã de quarta-feira no gramado suplementar do Estádio Olímpico foi de boas notícias para a torcida do Grêmio. O técnico Paulo Autuori demonstrou que já diagnosticou o principal problema apresentado pelo 3-5-2 herdado de Celso Roth, e trabalha para corrigir o posicionamento de alas e zagueiros.
Autuori separou zagueiros e alas, deixando meias, atacantes e volantes treinando finalizações e cruzamentos com outros integrantes da comissão. E a partir daí passou a orientar os defensores. Ele modificou a cobertura dos alas. Os jogadores de defesa movimentaram-se como se estivessem amarrados uns aos outros, indo de um lado a outro de maneira compacta.
Quando Ruy apoiava pela direita, Léo deixava a área e fazia a cobertura na lateral. Da sobra, Rafael Marques passou para a zaga central, e Réver tornou-se o quarto zagueiro. Dando sequência às mudanças, Fábio Santos entrou na área fechando como um lateral-esquerdo.
O mesmo acontecia pelo
outro lado: Fábio Santos apoiava,
Réver fazia a cobertura pelo lado do campo, Rafael e Léo formavam a dupla de zaga, e Ruy fechando como lateral direito. Pelo meio, quando Rafael Marques saía, Ruy e Fábio fechavam as laterais e a dupla de zaga ficava a cargo de Léo e Réver, formando uma linha.
Ou seja, mesmo que mantenha o 3-5-2, Autuori começa a dar ao Grêmio uma pitada de 4-4-2. Pelo trabalho desta manhã, ele dá indícios de que não vai permitir apoio simultâneo dos alas, nem manter os zagueiros fixos dentro da área — duas características do 3-5-2 de Celso Roth e Marcelo Rospide.
O comandante repetiu o trabalho com os reservas do sistema defensivo, para que todos compreendam a nova orientação e se adaptem ao posicionamento diferente assim que chamados a campo. Depois, o treinador reuniu o trio Léo-Réver-Rafael Marques para uma longa e detalhada conversa, com muitos gestos e orientações de posicionamento.
Souza deixou o treino com uma bolsa de gelo na coxa, mas em princípio não
preocupa. A provável escalação para
encarar o Botafogo tem: Victor; Léo, Rafael Marques e Réver; Ruy, Túlio, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Jonas e Maxi López.