» visite o site do RuralBR

 | 14/05/2009 15h06min

Chuvas generalizadas e ventos fortes atingem o Sudeste nesta sexta

Temperatura despenca e a sensação é de frio entre o leste de São Paulo e sul de Minas

Região Sul
Finalmente, a frente fria se afasta da região. Um ciclone extratropical provoca chuvas fracas e ventos fortes apenas na costa do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. Nas demais áreas, retorna condição de tempo seco e ensolarado. A temperatura continua caindo, chegando a 5°C na serra de Santa Catarina. A máxima não passa dos 11°C na serra geral e dos 20°C nas demais áreas da região.

Região Sudeste
A frente fria avança rapidamente pelo Sudeste, trazendo chuvas generalizadas, com acumulado entre 10 mm e 30 mm, além de ventos bastante intensos. As chuvas atingem boa parte de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo. A temperatura despenca e a sensação será de frio entre o leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. No norte do Espírito Santo, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.

Região Centro-Oeste
A frente fria avança rapidamente pela região nesta sexta-feira, levando chuvas ao Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e nordeste de Mato Grosso do Sul. Na maior parte de Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso, o risco de chuvas é menor. A temperatura continua caindo, oscilando entre 11°C e 14°C no sul de Mato Grosso do Sul pela manhã. A temperatura máxima também cai em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, mas neste caso, espera-se uma sensação agradável.

Região Nordeste
As áreas de instabilidade ganham força e trazem chuvas generalizadas ao Maranhão e norte do Piauí, com acumulados médios em torno dos 20 mm. Além disso, também há previsão de chuvas fortes na costa de Alagoas, inclusive em Maceió. Nas demais áreas, apesar da previsão de chuvas, não há previsão de grandes acumulados. A temperatura permanece elevada em todo o Nordeste.

Região Norte
As chuvas associadas com uma frente fria e áreas de instabilidade atingem boa parte da Região Norte nesta sexta-feira. Apenas no norte do Pará e de Roraima, o risco de chuvas é menor. Há previsão de temporais localizados entre o Amapá, Pará e Tocantins, além do noroeste do Amazonas. A entrada de uma massa de ar mais frio deixa a sensação térmica mais agradável no sul de Rondônia. Nas demais áreas, o calor prossegue.

Veja como fica a previsão para os próximos dias

Região Sul
O ciclone extratropical ainda provoca chuvas isoladas entre a costa de Santa Catarina e do Paraná neste sábado. Já nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz muito frio pela manhã com formação de geadas em vários pontos do sul, centro e noroeste do Rio Grande do Sul, todo o centro e oeste de Santa Catarina e sul e leste do Paraná. A mínima oscila entre 1°C e 4°C nestas áreas da região. No decorrer do dia, mesmo com a presença do sol, a temperatura permanece baixa. No domingo, o ciclone extratropical ainda provoca chuvas isoladas entre a costa de Santa Catarina e do Paraná. Na segunda-feira, as chuvas fracas ainda atingem o litoral norte de Santa Catarina.

Região Sudeste
A frente fria avança pelo Sudeste e leva chuvas mais fracas ao Rio de Janeiro, Espírito Santo e norte de Minas Gerais neste sábado. Em São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais retorna o tempo seco e ensolarado. A temperatura mínima despenca, chegando a 4°C no extremo sul do Estado de São Paulo e a 10°c no extremo oeste do Triângulo Mineiro. No domingo, esperam-se chuvas fracas e isoladas apenas no litoral norte do Espírito Santo e norte de Santa Catarina. Na segunda-feira, espera-se tempo seco e ensolarado em todo o Sudeste.

Região Centro-Oeste
As chuvas associadas com a frente fria ficam bem mais fracas e isoladas a partir deste sábado. As precipitações concentram-se sobre o Distrito Federal, norte de Goiás e norte de Mato Grosso. Faz frio pela manhã, com mínima de 5°C no sul de Mato Grosso do Sul e de 10°C no sul de Goiás. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura permanece baixa, não passando dos 20°C. No domingo, áreas de instabilidade causam chuvas com baixo acumulado no centro e norte de Mato Grosso e de Goiás, além do Distrito Federal. Na segunda-feira, as chuvas concentram-se sobre boa parte de Mato Grosso e noroeste de Goiás. Mais uma vez, esperam-se chuvas com baixo acumulado na maior parte das localidades.

Região Nordeste
No sábado, uma frente fria se junta às áreas de instabilidade. A previsão é de chuvas em todo o Nordeste, com destaque para os temporais previstos no sul da Bahia e litoral oeste do Maranhão. Mesmo com a chegada do sistema frontal, a temperatura permanece elevada em todo o Nordeste. No domingo, mais uma vez há previsão de chuvas em todo o Nordeste. Destaque para os intensos temporais previstos na costa da Bahia e Sergipe. Na segunda-feira, a frente fria ainda conseguirá organizar as áreas de instabilidade sobre a região.

Região Norte
No sábado, as chuvas prosseguem sobre boa parte do Norte, com exceção do sul de Rondônia, norte do Pará e norte de Roraima. Esperam-se temporais localizados no leste do Acre e sudeste do Pará. A temperatura máxima permanece agradável entre Rondônia e Acre. Nas demais áreas, o calor predomina. No domingo e segunda-feira, as chuvas prosseguem em toda a Região Norte e o calor retorna aos Estados de Rondônia e Acre.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS