| 13/05/2009 15h56min
Região Sul
A frente fria finalmente avança rapidamente pela região e provoca chuvas em todo o Paraná e Santa Catarina, além do norte e leste do Rio Grande do Sul. Apenas no centro e oeste do Estado gaúcho retorna uma condição de tempo seco e nebulosidade. Mais uma vez, há previsão de fortíssimos temporais entre o extremo norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná. A temperatura despenca, a sensação será de frio e a máxima não passa dos 20°C em boa parte da região sul.
Região Sudeste
A partir desta quinta-feira, o tempo muda radicalmente em boa parte de São Paulo e no oeste de Minas Gerais. A passagem de uma frente fria causa chuvas fortes e generalizadas. Além disso, as chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento e possível queda de granizo. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais, o tempo
permanece seco, ensolarado e quente.
Região
Centro-Oeste
O tempo muda radicalmente a partir desta quinta-feira, quando uma frente fria traz chuvas fortes e generalizadas para boa parte do centro-oeste. O acumulado varia entre 10 mm e 30 mm e, além disso, esperam-se rajadas e queda de granizo, especialmente em Mato Grosso do Sul. A temperatura entra em declínio em Mato Grosso do Sul, gerando uma sensação térmica agradável. Já em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, o calor prossegue.
Região Nordeste
As chuvas atingem praticamente todo o Nordeste nesta quinta-feira, inclusive todo o Estado da Bahia. Entretanto, os temporais ficam bastante restritos, concentrados apenas sobre o Maranhão. Nos demais Estados, esperam-se baixos acumulados. Mesmo com as chuvas mais fracas, a maior nebulosidade pode deixar a temperatura mais baixa (sensação agradável) no centro da Bahia. Nas demais áreas, o calor prossegue.
Região
Norte
Uma frente fria e áreas de instabilidade organizam as chuvas na
forma de pancadas sobre boa parte da região. Apenas no oeste e norte do Pará e norte de Roraima o risco de chuvas é menor nesta quarta-feira. Não há previsão de temporais, com exceção do noroeste do Amazonas. A temperatura permanece elevada em toda a região.
Veja como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
Finalmente, a frente fria se afasta da região na sexta-feira. Um ciclone extratropical provoca chuvas fracas e ventos fortes apenas na costa do Rio Grande do Sul, norte de Santa Catarina e leste e nordeste do Paraná. Nas demais áreas, retorna uma condição de tempo seco e ensolarado. A temperatura continua caindo, chegando a 5°C na serra de Santa Catarina. A máxima não passa dos 11°C na serra Geral e dos 20°C nas demais áreas da Região. Entre 16 e 20 de maio espera-se tempo seco, ensolarado e com temperatura em elevação em toda a Região Sul.
Região
Sudeste
A frente fria avança rapidamente pelo Sudeste, trazendo chuvas
generalizadas, além de ventos bastante intensos nesta sexta-feira. As chuvas atingem boa parte de São Paulo e do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e leste, centro, sul e oeste de Minas Gerais. A temperatura despenca e a sensação será de frio entre o leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. No norte do Espírito Santo, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Entre 16 e 20 de maio, as chuvas diminuem consideravelmente em toda a região, e a temperatura despenca. Entretanto, não há previsão de geadas.
Região Centro-Oeste
A frente fria avança rapidamente pelo Centro-Oeste nesta sexta-feira, levando chuvas ao Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e leste e norte de Mato Grosso do Sul. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul, o risco de chuvas é menor a partir desta sexta. A temperatura continua caindo, oscilando entre 11°C e 14°C no sul de Mato Grosso do Sul pela manhã. À tarde, a máxima não passa dos 20°C no centro e sul de Mato Grosso do Sul,
gerando sensação de frio. A
temperatura máxima também cai em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, mas neste caso, espera-se uma sensação agradável. Entre 16 e 20 de maio, as chuvas permanecerão concentradas apenas no centro e norte de Mato Grosso e no norte de Goiás.
Região Nordeste
Mais um dia com chuvas em boa parte do Nordeste. Nesta sexta-feira, apenas em uma faixa que começa no litoral norte do Rio Grande do Norte e avança pelo centro da Região o risco de chuvas é menor. Temporais localizados atingem a costa de Alagoas e o litoral oeste do Maranhão. Nas demais áreas, esperam-se chuvas com baixo acumulado. A temperatura entra em elevação no centro da Bahia e o calor predomina em todo o Nordeste. Entre 16 e 20 de maio, as chuvas atingem todo o Nordeste, inclusive a Bahia.
Região Norte
As chuvas atingem boa parte da região nesta sexta-feira. Destaque para os temporais previstos no Pará, litoral do Amapá e noroeste
do Amazonas. O excesso de nuvens faz com que a temperatura
permaneça um pouco mais baixa (sensação agradável) no sul do Pará. Entre 16 e 20 de maio, as chuvas fortes e generalizadas prosseguem sobre a Região Norte, com acumulado de quase 100 mm entre o oeste do Acre e o sudoeste do Amazonas.