| 10/05/2009 15h25min
Depois de um dia de tubos perfeitos na perigosa bancada de Teahupo, a etapa taitiana do Circuito Mundial de surfe foi adiada neste domingo. Com isso, a estreia dos brasileiros Adriano de Souza, o Mineirinho, e Heitor Alves foi adiada. Os organizadores aguardam a entrada de uma boa ondulação para continuarem a competição, que parou depois da 14ª bateria da primeira fase.
Bruno Santos, que defendia o título, e Jihad Khodr foram eliminados. A derrota de Bruninho na primeira fase foi a maior surpresa do dia. Ele perdeu para o australiano Kai Otton. Jihad foi eliminado pelo havaiano Andy Irons, tricampeão mundial que pediu férias neste ano e compete no Taiti como convidado.
A etapa do Taiti usa o novo formato: todas as baterias são homem a homem e não há mais repescagem. A primeira fase é disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passa vai para as oitavas de final. Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não.
Com informações do site Globoesporte.com.