| 02/04/2009 15h31min
Região Sul
Tempo seco e ensolarado em boa parte da Região Sul. Apenas no oeste do Rio Grande do Sul, a aproximação de uma frente fria causa chuvas isoladas no final do dia. A temperatura, tanto mínima como máxima, entram em elevação.
Região Sudeste
O avanço de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva em boa parte da Região a partir desta sexta-feira. As chuvas atingem apenas o litoral norte e o noroeste do Estado de São Paulo, litoral do Rio de Janeiro, litoral do Espírito Santo e o oeste e norte de Minas Gerais. Apesar da diminuição das chuvas, ainda há previsão de temporais localizados no nordeste e noroeste de Minas Gerais. O frio da madrugada aumenta na serra da Mantiqueira, com valor em torno dos 11°C. Já a temperatura máxima varia entre agradável e levemente abafado.
Região Centro-Oeste
As chuvas atingem boa parte do
Centro-Oeste, inclusive de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira. Apenas o sul de Mato
Grosso do Sul segue com tempo seco e ensolarado. Não há previsão de grandes temporais, com exceção do Distrito Federal, que receberá mais de 60 mm em 24 horas. A temperatura máxima despenca em boa parte de Goiás e do Distrito Federal, gerando um fenômeno conhecido por invernada.
Região Nordeste
Mais um dia com chuvas em boa parte do Nordeste. Apenas entre o litoral norte da Bahia e o leste de Pernambuco, o risco de chuvas é menor. Uma frente fria mantém os temporais, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no sul da Bahia, região de divisa com o extremo nordeste de Minas Gerais. A temperatura máxima permanece mais baixa no sul da Bahia. Por outro lado, o calor será extremo entre o nordeste do Estado e o centro de Pernambuco.
Região Norte
Chuvas atingem boa parte da Região Norte nesta sexta-feira. Esperam-se intensos temporais no noroeste do Pará, Amazonas e Roraima, com acumulado de quase
100 mm em 24 horas. Por conta da grande quantidade de
nuvens, a temperatura máxima permanecerá mais baixa em Roraima, oeste e norte do Amazonas e noroeste do Pará.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
A passagem de uma nova frente fria e a propagação de áreas de instabilidade favorecem o retorno das chuvas para o Sul neste sábado. Entretanto, o acumulado será baixo, não revertendo a estiagem que atingem a Região desde o início de março. As chuvas atingem o oeste e sul do Rio Grande do Sul e o norte do Paraná. Mesmo com a volta das chuvas, a temperatura permanece elevada em toda a Região Sul. No domingo, a frente fria provoca chuvas em toda a Região Sul, mas o acumulado será baixo, insuficiente para reverter a estiagem.
Região Sudeste
Mais um dia com tempo seco em boa parte da Região Sudeste. Neste sábado, as chuvas atingem apenas o norte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, norte e oeste
de Minas Gerais e o centro e oeste de São Paulo. Há previsão de chuvas fortes e
localizadas no noroeste de São Paulo. A temperatura máxima permanece estável, oscilando entre agradável e levemente abafado. No domingo e na segunda-feira o tempo permanecerá seco em boa parte do Sudeste, novamente. Chuvas fracas e isoladas atingem apenas São Paulo, o oeste e norte de Minas Gerais e o norte do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste
Neste sábado, as chuvas atingem praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do sudeste de Mato Grosso do Sul. O risco de temporais diminui, mas a temperatura máxima permanecerá baixa no leste de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. No domingo, as chuvas atingem boa parte do Centro-Oeste, sendo que no norte de Mato Grosso, há previsão de intensos temporais com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas. Na segunda-feira, há previsão de chuvas em todas as cidades do Centro-Oeste, com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no nordeste de Mato Grosso.
Região
Nordeste
Neste sábado, as chuvas atingem boa
parte do Nordeste novamente. Apenas entre o centro da Paraíba e o nordeste da Bahia, o risco de chuvas é menor. Há previsão de chuvas fortes, mas já sem temporais extremos. O acumulado chega a 40 mm em 24 horas entre o Piauí e Maranhão. Até mesmo a temperatura máxima entra em elevação no sul da Bahia. Aos poucos, a frente fria perde força e as áreas com tempo seco aumentam. Neste domingo, praticamente todo o centro e leste do Nordeste terá tempo seco e ensolarado. Ainda há previsão de chuvas fortes, porém localizadas, entre o Piauí e Maranhão. Na segunda-feira, a frente fria se afasta totalmente do Nordeste, mas áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva e trovoadas em boa parte da Região.
Região Norte
Áreas de instabilidade provocam chuvas em boa parte da Região Norte, com previsão de acumulados elevados no leste do Amazonas, Pará e litoral do Amapá neste sábado. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece mais
baixa em partes do Pará,
Amazonas, Roraima e Amapá.