| 31/03/2009 15h02min
Região Sul
A frente fria avança rapidamente pela Região Sul, provocando chuvas fracas apenas no leste de Santa Catarina, nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A madrugada de céu claro faz com que a mínima chegue a 9°C nos pontos mais elevados de Santa Catarina. Já no sul do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de polar gera mínimas de 11°C. A temperatura máxima despenca no centro e leste do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com valores em torno dos 25°C em Porto Alegre (queda de 7°C em 24 horas). Já no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, o calor da tarde prossegue.
Região Sudeste
A partir desta quarta-feira, veremos o avanço de duas frentes frias pelo Sudeste. O primeiro sistema causa chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo, e boa parte de Minas Gerais. Já o segundo sistema causa chuvas
no sul do Estado de São Paulo. Há previsão de
temporais na região metropolitana de Vitória nas primeiras horas desta quarta-feira. Por outro lado, o tempo permanece seco e ensolarado em todo o interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Mesmo com as chuvas, a temperatura máxima entra em elevação. Já a temperatura mínima entra em declínio, chegando a 11°C no sul do Estado de São Paulo.
Região Centro-Oeste
Nesta quarta-feira, as chuvas novamente atingem boa parte do Centro-Oeste, com exceção do sudoeste, sul e leste de Mato Grosso do Sul. Há previsão de chuvas mais fortes na divisa de Goiás com Mato Grosso e acumulado de até 40 mm em 24 horas. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece mais baixa em parte do sudeste de Goiás. Nas demais áreas, a temperatura permanece elevada.
Região Nordeste
Uma frente fria avança pelo extremo sul da Bahia, onde causa temporais com acumulado de até 40 mm em 24 horas na
região de Teixeira de Freitas. Além destas chuvas, as
precipitações com menor acumulado também atingem boa parte do centro, sudoeste e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, parte do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e litoral e oeste de Pernambuco. Mesmo com as chuvas fortes, a temperatura permanece elevada. O tempo permanece seco e ensolarado desde o leste da Bahia até o centro do Ceará.
Região Norte
Áreas de instabilidade atingem boa parte do Norte, provocando chuvas, inclusive fortes. O maior destaque fica por conta da volta das chuvas a Roraima. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no leste e noroeste do Pará, norte e oeste do Amazonas e sul de Roraima. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada em toda a Região.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
A frente fria se afasta da Região Sul, mas os ventos úmidos que sopram do mar causam chuvas fracas na
costa do Paraná nesta quinta-feira. De resto, espera-se um dia seco e ensolarado. A
temperatura mínima despenca para 5°C no alto da serra Geral por conta da massa de ar polar. Já a temperatura máxima despenca entre o leste de Santa Catarina e do Paraná, permanece estável na faixa leste do Rio Grande do Sul e segue elevada no interior da Região Sul. Na sexta-feira, seguem as chuvas fracas na costa do Paraná. Ainda fará frio pela manhã, com mínima de 7°C nos pontos mais elevados de Santa Catarina. Já o calor retornará ao Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
As duas frentes frias provocam chuvas no leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no norte e oeste de Minas Gerais nesta quinta-feira. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas no noroeste de Minas Gerais. Já no interior de São Paulo e no centro e sul de Minas Gerais, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima despenca na faixa leste de São Paulo e a sensação será de frio. Já nas demais áreas, o calor prossegue. A temperatura
mínima também será baixa na serra
da Mantiqueira com valores entre 11°C e 14°C. Na sexta-feira, as chuvas atingem o litoral de São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e norte e oeste de Minas Gerais. O risco de temporais começará a diminuir a partir desta sexta.
Região Centro-Oeste
Na quinta-feira, retorna o tempo seco e ensolarado para boa parte de Mato Grosso do Sul. Apenas no norte do Estado ainda há previsão de chuvas fracas. Além disso, áreas de instabilidade mantêm as chuvas sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, com acumulado não excedendo os 30 mm em 24 horas. A temperatura máxima permanece mais baixa sobre boa parte de Goiás, gerando um fenômeno conhecido por invernada. Nas demais áreas, a temperatura permanece elevada. Na sexta-feira, persistem as chuvas no centro e norte de Mato Grosso e de Goiás e no Distrito Federal e o tempo seco em boa parte de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
Nesta quinta-feira, a
frente fria favorece o retorno das chuvas na forma de pancadas
para boa parte da Bahia. Apenas o nordeste do Estado permanecerá com tempo seco e ensolarado. O acumulado passa dos 60 mm na região de Ilhéus. A temperatura máxima entra em declínio no sul da Bahia por conta da grande quantidade de nuvens. As chuvas com menor acumulado também atingem o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e boa parte dos Estados da Paraíba e de Pernambuco. Apenas entre o nordeste da Bahia (já citado) e o litoral da Paraíba, o tempo permanecerá seco e ensolarado Na sexta-feira, a situação permanecerá inalterada com excesso de chuvas no centro e leste da Bahia. Já entre o nordeste da Bahia e leste da Paraíba, o tempo permanece seco e ensolarado.
Região Norte
Chuvas atingem toda a região Norte nesta quinta-feira, sendo que no Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima, há previsão de temporais, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas. A temperatura permanece elevada em boa parte da Região, com exceção do noroeste do Amazonas e oeste
de Roraima.