| 25/03/2009 13h52min
Região Sul
Persistem as chuvas isoladas associadas com a propagação de áreas de instabilidade e com os fortes ventos úmidos que sopram do mar. As chuvas serão localizadas e com baixo acumulado, mantendo a umidade do solo nos atuais patamares em toda a Região. Faz um pouco de frio pela manhã nos pontos mais elevados da serra Geral, com mínima entre 11°C e 14°C. Já a temperatura máxima cai um pouco mais (sensação agradável) no noroeste do Rio Grande do Sul e permanece baixa (sensação agradável) no leste do Paraná, centro e leste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Por outro lado, o calor será intenso no oeste do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
Nesta quinta-feira, a situação permanecerá inalterada com previsão de chuvas em boa parte do Sudeste por conta da presença da frente fria parada na altura do Espírito Santo e de áreas de instabilidade no interior. Apenas no oeste, centro e parte
do leste de São Paulo, não há previsão de chuvas nesta
quinta-feira. Com relação aos temporais, destacam-se os grandes acumulados previstos em Minas Gerais. A temperatura será mais baixa na serra da Mantiqueira, com mínima entre 11°C e 14°C. Já a temperatura máxima permanecerá baixa (sensação agradável) em boa parte do Sudeste por conta da grande quantidade de nuvens.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade organizadas por uma frente fria na altura do Sudeste mantêm as chuvas sobre boa parte do Centro-Oeste nesta quinta-feira. Os temporais serão intensos, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas no sul de Goiás, extremo norte de Mato Grosso do Sul e boa parte de Mato Grosso. Apenas no sul de Mato Grosso do Sul, o risco de chuvas será menor nesta terça-feira. A temperatura máxima permanece baixa, gerando um fenômeno conhecido por invernada em boa parte de Goiás, Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso.
Região
Nordeste
As chuvas atingem boa parte do oeste, sul e norte do
Nordeste nesta quinta-feira por conta da presença dois sistemas chamados de Zona de Convergência Intertropical e Zona de Convergência do Atlântico Sul. As chuvas atingem o centro, oeste e sul da Bahia, Piauí, Maranhão e o oeste e norte do Ceará. No extremo sul da Bahia, esperam-se grandes temporais, com acumulado de mais de 60mm em apenas 24 horas (Teixeira de Freitas). Por outro lado, o tempo permanece seco, ensolarado e extremamente quente desde o nordeste da Bahia até o centro e leste do Ceará.
Região Norte
Áreas de instabilidade organizadas por uma frente fria no Sudeste e um sistema conhecido por Zona de Convergência Intertropical causam chuvas em boa parte da Região Norte nesta quinta-feira. As chuvas são intensas, com acumulado de quase 100mm em 24 horas no sul do Pará e centro e sudeste do Amazonas. Apenas no norte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece mais
baixa entre o sudoeste do Pará,
sul do Amazonas, Rondônia e Acre.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
Na sexta-feira, as áreas de instabilidade e os ventos fortes do mar causam chuvas isoladas e com baixo acumulado no Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. De uma forma geral, o acumulado não passa dos 10mm em 24 horas, pouco ajudando a agricultura. A temperatura mínima permanece mais baixa nos pontos mais elevados dos três Estados, com valores entre 11°C e 14°C. Já a temperatura máxima volta a subir no noroeste do Rio Grande do Sul, mas permanecerá mais baixa (sensação agradável) no leste do Paraná, centro e leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. No oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, o calor promete ser intenso durante a tarde. No sábado, as chuvas com baixo acumulado e isoladas atingem o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.
Região Sudeste
Na sexta-feira,
os temporais arrefecem. Ainda há previsão de chuvas fortes, mas os acumulados serão mais baixos. As chuvas atingem boa parte do Sudeste, com exceção do centro e sudoeste do Estado de São Paulo. As chuvas fortes e localizadas atingem o sul do Estado do Rio de Janeiro e o nordeste e oeste de Minas Gerais, com acumulado de até 30mm em 24 horas. Mesmo com a diminuição do acumulado, a temperatura máxima permanecerá baixa (sensação térmica agradável) em boa parte da Região. No sábado, as chuvas voltam a ganhar força sobre o Sudeste. Os temporais atingem o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e boa parte de Minas Gerais. O acumulado chega a 60mm em 24 horas no centro e norte do Espírito Santo.
Região Centro-Oeste
Áreas de instabilidade organizadas por uma frente fria na altura do Sudeste mantêm as chuvas sobre boa parte do Centro-Oeste nesta quinta-feira. Os temporais serão intensos, com acumulado de mais de 60mm em 24 horas no sul de Goiás,
extremo norte de Mato Grosso
do Sul e boa parte de Mato Grosso. A temperatura máxima permanece baixa, gerando um fenômeno conhecido por invernada em boa parte de Goiás, Distrito Federal, norte de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Na sexta-feira, as chuvas fortes e generalizadas atingem Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas fracas.
Região Nordeste
As chuvas atingem boa parte do oeste, sul e norte do Nordeste nesta quinta-feira por conta da presença dois sistemas chamados de Zona de Convergência Intertropical e Zona de Convergência do Atlântico Sul. As chuvas atingem o centro, oeste e sul da Bahia, Piauí, Maranhão e o oeste e norte do Ceará. No extremo sul da Bahia, esperam-se grandes temporais, com acumulado de mais de 60mm em apenas 24 horas (Teixeira de Freitas). Por outro lado, o tempo permanece seco, ensolarado e extremamente quente desde o nordeste da Bahia até o centro e leste do Ceará. Na sexta-feira, as chuvas fortes
atingem o sul e sudoeste da
Bahia, Maranhão e o Piauí.
Região Norte
Áreas de instabilidade organizadas por uma frente fria no Sudeste e um sistema conhecido por Zona de Convergência Intertropical causam chuvas em boa parte da Região Norte nesta quinta-feira. As chuvas são intensas, com acumulado de quase 100mm em 24 horas no sul do Pará e centro e sudeste do Amazonas. Apenas no norte de Roraima, o tempo permanece seco e ensolarado. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece mais baixa entre o sudoeste do Pará, sul do Amazonas, Rondônia e Acre.