» visite o site do RuralBR

 | 23/03/2009 13h45min

Pancadas isoladas de chuva atingem boa parte da região Nordeste

Precipitações devem ser de baixo volume acumulado

Região Sul
O tempo permanece seco e ensolarado em boa parte da Região Sul. As chuvas isoladas atingem apenas o nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e o leste, oeste e norte do Paraná. Apenas no litoral de Santa Catarina seguem as chuvas com acumulado elevado e potencial para formação de alagamentos. A temperatura mínima permanece baixa na serra Geral. Já a temperatura máxima cai na serra Geral e permanece elevada o oeste do Rio Grande do Sul.

Região Sudeste
A frente fria ganha força e provoca grandes temporais em Minas Gerais, centro e sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte e nordeste de São Paulo. O acumulado poderá passar dos 210mm em Dores de Guanhães, no leste de Minas Gerais e chegar a quase 70mm no norte do Rio de Janeiro. O risco de inundações e deslizamentos de encosta é enorme. Apenas no nordeste de Minas Gerais e no centro e sul de São Paulo, o tempo permanece seco e ensolarado. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa em boa parte do Sudeste.

Região Centro-Oeste
Nesta terça-feira, persistem as chuvas sobre o Centro-Oeste. O acumulado atinge até 15mm em boa parte de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, e acumulam até 60mm no noroeste de Mato Grosso. A grande quantidade de nuvens novamente não favorece o calorão à tarde.

Região Nordeste
Áreas de instabilidade deixam condições para pancadas de chuva de forma isolada e com baixo acumulado no sul, sudoeste e oeste da Bahia, além do Maranhão, Piauí, centro e norte do Ceará, litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente.

Região Norte
As chuvas atingem toda a Região Norte nesta terça-feira. Destaque para o elevado acumulado previsto sobre várias localidades do Amazonas, litoral do Amapá, Acre, Rondônia e Pará. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada na maior parte dos Estados. Apenas no norte do Amazonas, a sensação será agradável.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Mais um dia com tempo seco e ensolarado em boa parte da Região Sul. Nesta quarta-feira, apenas no litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná, os ventos que sopram do mar provocam chuvas fracas e com baixo acumulado. O frio da madrugada aumenta com mínima de 7°C na serra Geral. A máxima também cai (sensação agradável) entre o nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina e do Paraná. Por outro lado, o calor prossegue no oeste do Rio Grande do Sul. Na quinta e na sexta-feira, as chuvas fracas prosseguem sobre o litoral de Santa Catarina e do Paraná.

Região Sudeste
Na quarta-feira, a frente fria mantém as chuvas sobre boa parte do Sudeste, com destaque para os temporais previstos no centro e norte do Rio de Janeiro, todo o Espírito Santo e norte e oeste de Minas Gerais. O acumulado passa dos 60mm em 24 horas em várias localidades e o risco de inundações e deslizamentos de encosta é enorme. No Estado de São Paulo, o risco de temporais diminui. Esperam-se apenas chuvas com baixo acumulado no leste e norte do Estado. A temperatura máxima permanece baixa em boa parte da Região por conta da grande quantidade de nuvens. Na quinta-feira, as chuvas fortes prosseguem no oeste e norte de Minas Gerais e extremo norte do Espírito Santo. Na sexta-feira, as chuvas finalmente começam a perder força e atingem apenas o nordeste, noroeste e oeste de Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
Por fim, até o dia 28 de março, temporais atingem boa parte de Mato Grosso e Goiás. Somente no sul de Mato Grosso do Sul retorna uma condição de tempo mais firme.

Região Nordeste
Até o dia 28 de março, as chuvas mais intensas ficarão concentradas sobre a região de divisa da Bahia com Minas Gerais e Espírito Santo e o norte do Nordeste. Já entre o nordeste da Bahia e o centro e sul do Ceará e interior do Rio Grande do Norte, o tempo permanece seco e ensolarado.

Região Norte
Até o dia 28 de março, as chuvas atingem toda a Região Norte, com acumulado de mais de 100mm no Pará, Acre, Rondônia e Amazonas.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS