» visite o site do RuralBR

 | 12/03/2009 13h16min

Chove em todo o Estado de São Paulo nesta sexta

Frente fria finalmente começa a avançar pelo Sudeste

Região Sul
A partir da sexta-feira, tanto o ciclone como a frente fria deverão começar a se afastar da Região Sul. Ainda há previsão de chuvas, porém bem mais fracas sobre o sul e leste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e leste, centro e norte do Paraná. No sudoeste do Paraná e no interior dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o tempo permanece seco e ensolarado. Com os maiores períodos de melhoria, a temperatura entra em elevação. A exceção fica por conta da serra Geral e sul do Rio Grande do Sul, que ainda registrarão temperatura máxima mais baixa (sensação agradável).

Região Sudeste
Na sexta-feira, a frente fria finalmente começa a avançar pelo Sudeste. As chuvas atingem boa parte do Rio de Janeiro, o centro, oeste e sul de Minas Gerais e todo o Estado de São Paulo. Há previsão de chuvas fortes em boa parte de São Paulo e no Triângulo Mineiro. A temperatura máxima permanece mais baixa (sensação térmica agradável) no sul de Minas Gerais e no nordeste de São Paulo.

Região Centro-Oeste
Mais um dia chuvas em boa parte do Centro-Oeste. Apenas em parte do leste de Mato Grosso, leste e norte de Goiás e no Distrito Federal, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Há previsão de temporais no norte e leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e no sul, centro e oeste de Goiás. O acumulado passa dos 100mm no oeste de Mato Grosso. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima entra em declínio, gerando um fenômeno conhecido por invernada no oeste de Mato Grosso.

Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical causa grandes temporais com potencial para inundações e deslizamentos de encosta no litoral e zona da mata de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. O acumulado poderá chegar a quase 100mm em 24 horas na Região Metropolitana de Recife e a temperatura máxima deverá despencar no litoral de Pernambuco. Também há previsão de chuvas fortes, porém com menor acumulado no Rio Grande do Norte, norte do Ceará e centro e norte do Maranhão. Por outro lado, o tempo permanece seco, ensolarado e quente na Bahia, Sergipe e interior de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Região Norte
A frente fria organiza toda a umidade proveniente da floresta sobre o oeste da Região. Por conseqüência, esperam-se fortíssimos temporais generalizados sobre boa parte dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia, com acumulado superior a 100mm sobre várias cidades. Inclusive, por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanecerá mais baixa (sensação agradável) sobre os três Estados. Também chove forte, porém de forma mais localizada sobre o Pará e Roraima. O tempo permanece seco e quente no centro e norte do Amapá e sul de Tocantins.

Previsão para os próximos dias

Região Sul
Uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva sobre toda a Região Sul durante o sábado. A temperatura mínima entra em declínio, oscilando entre 11°C e 14°C no noroeste e norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e boa parte do Paraná. Já a temperatura máxima entra em elevação no oeste do Rio Grande do Sul, mas permanece mais baixa entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o Paraná. No domingo, uma nova frente fria causa chuvas fracas no nordeste do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina. Na segunda-feira, a frente fria causa chuvas fracas no litoral norte de Santa Catarina e litoral do Paraná.

Região Sudeste
No sábado, a frente fria avança para norte e provoca chuvas no Rio de Janeiro, sul, leste, centro e oeste de Minas Gerais e no leste, centro e norte de São Paulo. Há previsão de temporais com potencial para formação de alagamentos nos três Estados da Região, inclusive na cidade do Rio de Janeiro. O acumulado poderá passar dos 60mm em 24 horas em parte do Triângulo Mineiro. No oeste e sul de São Paulo, retorna uma condição de tempo seco e ensolarado. O tempo também permanece seco no Espírito Santo e norte de Minas Gerais. A temperatura máxima permanece baixa na região de divisa de São Paulo com Minas Gerais. No domingo, a frente fria causa chuvas no nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Região Centro-Oeste
A frente fria avança pelo Centro-Oeste, gerando chuvas no centro e norte de Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Goiás e em todo o Mato Grosso. Há previsão de temporais com acumulado de mais de 60mm em 24 horas no leste e norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso. O tempo permanece seco e ensolarado no sul de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e no centro e norte de Goiás. A temperatura máxima permanece mais baixa (invernada) entre o norte e leste de Mato Grosso, sudoeste de Goiás e sul de Mato Grosso. No domingo, as chuvas atingem o norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e centro e norte de Goiás. Esperam-se temporais no oeste de Goiás e em boa parte de Mato Grosso.

Região Nordeste
Neste sábado, as chuvas atingem o oeste e norte da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. No oeste da Bahia, esperam-se apenas chuvas fracas que não revertem o quadro de estiagem da região. Por outro lado, a Zona de Convergência Intertropical provoca chuvas intensas no centro e norte do Maranhão e do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, centro e leste de Pernambuco e litoral e zona da mata de Alagoas. O tempo permanece seco e ensolarado no centro e leste da Bahia e Sergipe.

Região Norte
Uma frente fria na altura do Sudeste e áreas de instabilidade no interior do país causam chuvas em boa parte da Região Norte neste sábado. Apenas no norte de Roraima, Amapá, norte do Pará e sul do Tocantins, o risco de chuvas é menor. Há previsão de temporais no Amazonas, oeste de Roraima, Acre, Rondônia, norte de Tocantins e centro e sul do Pará. Por conta da grande quantidade de nuvens, a temperatura máxima permanece baixa em boa parte de Rondônia, Acre, Amazonas e oeste de Roraima.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS