| 03/03/2009 14h01min
O governo americano anunciou hoje o lançamento de seu esperado programa para aumentar o acesso ao crédito dos consumidores e pequenos negócios, de um total de até US$ 200 bilhões. O programa busca desbloquear os mercados de crédito mediante a compra de ativos vinculados a cartões de crédito, empréstimos automobilísticos e outros tipos de crédito ao consumo.
O plano pretende se transformar em um catalisador de mercados de crédito que ficaram virtualmente fechados desde o agravamento da crise financeira, em outubro do ano passado, segundo um comunicado conjunto do Departamento do Tesouro e do Federal Reserve (Fed, banco central americano).
O programa anunciado em novembro do ano passado busca descongelar a denominada titularização de ativos realizada para oferecer crédito a empréstimos para compra de automóveis, assim como empréstimos estudantis e para as pequenas empresas, entre outros.
O Federal Reserve de Nova York concederá empréstimos por até
US$ 200 bilhões aos proprietários de
títulos respaldados com ativos com qualificação de crédito AAA, o que liberará o crédito para empréstimos adicionais.
O programa deveria começar em fevereiro. Os participantes podem solicitar empréstimos até 17 de março, e o Federal Reserve os concederá em 25 de março.