| 26/02/2009 09h58min
A General Motors (GM) informou hoje que perdeu US$ 30,9 bilhões em 2008, após registrar números vermelhos de US$ 9,6 bilhões no último trimestre do ano. Em 2007, o fabricante americano de automóveis teve perdas de US$ 43,3 bilhões.
A crise mundial de vendas no setor, especialmente na segunda metade do ano, traduziu-se em uma drástica redução da receita do maior fabricante americano de automóveis. A GM passou da receita de US$ 180 bilhões em 2007 para US$ 149 bilhões um ano depois. Deste número, US$ 148 bilhões procederam de atividades diretamente relacionadas à venda de automóveis, que geraram no ano passadp o ganho de US$ 178 bilhões.
No último trimestre de 2008, a companhia teve receita de US$ 30,8 bilhões, US$ 16 bilhões a menos que no mesmo período do ano anterior.
"O ano de 2008 foi sumamente difícil para os mercados do automóvel nos Estados Unidos e no resto do mundo, especialmente na segunda metade. Estas condições criaram um ambiente muito
difícil para a GM e outros
fabricantes", afirmou o presidente e diretor-executivo da empresa, Rick Wagoner, em comunicado.
Wagoner acrescentou que "esperamos que estas condições difíceis continuem em 2009 e, por isso, estamos acelerando nossas ações de reestruturação. Ao mesmo tempo, mantemos nosso compromisso de produzir carros e caminhonetes emocionantes e eficientes em consumo e de ser líderes em tecnologias de propulsão avançadas".
As atividades da General Motors na América do Norte continuam sendo o maior peso para a companhia. A empresa informou que, no conjunto do ano, a General Motors na América do Norte perdeu US$ 14,1 bilhões - US$ 10,8 bilhões a mais que em 2007 -, dos quais US$ 3,5 bilhões corresponderam ao último trimestre.
Na Europa, a GM perdeu US$ 2,8 bilhões em 2008 - US$ 2,3 bilhões a mais que em 2007 -, dos quais US$ 1,9 bilhão foi perdido nos três últimos meses do ano. A GM na América Latina, África e Oriente Médio perdeu US$ 181 milhões no quarto
trimestre, mas terminou 2008 em números
positivos de US$ 1,3 bilhão, o mesmo número que em 2007. Finalmente, na Ásia-Pacífico, a GM perdeu US$ 917 milhões no último trimestre de 2008, o que levou seus resultados para o conjunto do ano a perdas de US$ 800 milhões.
Milhares de trabalhadores da Opel, que tem a GM como matriz americana, fizeram uma manifestação nesta quinta-feira em defesa de seus postos de trabalho
Foto:
Michael Probst, AP