| 17/01/2009 12h57min
O jogador Eduardo Pozudi Fagundes, o Edu, apresenta o quadro clínico mais preocupante entre os oito internados da equipe do Brasil de Pelotas que sobreviveram à tragédia de quinta-feira.
Conforme o médico do clube, André Guerreiro, o volante, que teve pedaços e pele e de músculo arrancado da coxa esquerda, tem boas chances de recuperação. Antes disso, Edu terá de passar por cirurgias de enxerto. As informações foram dadas por Guerreiro durante a coletiva realizada na manhã deste sábado no Hospital São Francisco de Paula, em Pelotas.
— A prioridade é cuidar das infecções — adiantou ele.
O pai de Edu, Haroldo Figueiredo, também está otimista com o tratamento.
— É o momento de depositar confiança nele. Com o cuidado necessário, ele certamente voltará aos gramados — disse, às lágrimas.
Outros dois integrantes da delegação também inspiram atenção redobrada. O traumatismo craniano diagnosticado no Welder Passos, o
Xuxa, não progrediu, o que já representa um alento para a
equipe médica. O pai do meio-campo, José Sebastião de Assis, mantém a confiança.
— Ele está reagindo bem, diria que melhorou uns 70% de ontem (sexta-feira) para hoje (sábado). Não queremos que o Xuxa fique traumatizado por causa de viagens. Aliás, a ideia é que ele se recupere perto da gente — afirmou ele, que mora em Lorena, interior de São Paulo.
A situação de Paulo Roberto Matias também é delicada. O assistente técnico teve pedaços da pele e do músculo arrancados e foi operado durante a madrugada. Ele está consciente e respondeu bem à cirurgia.
Clodoveu Almeida Mariano Júnior, o lateral Alemão, com fratura no úmero esquerdo, deve ser operado no meio da semana.
Os laterais Rafael Gaúcho e Adriano Sella, com traumatismo na coxa e nas pernas, serão liberados entre sábado e domingo.
O meia Uendel de Freitas, que fraturou o úmero esquerdo, deve passar por seis meses de recuperação.
No
domingo, um novo boletim médico será anunciado no hospital pelotense.
Guerreiro afirmou que neste momento a prioridade é cuidar das infecções
Foto:
Vinicius Costa, Especial