| 12/11/2008 12h38min
Mais de dez famílias que moram em uma área pobre do bairro Jardim Paraíso, na zona Norte de Joinville, tiveram de ser retiradas das casas com ajudas dos bombeiros, na manhã desta quarta-feira, por causa do nível das águas de um ribeirão. As águas subiram muito com as chuvas dos últimos dias e ameaçavam invadir as casas.
A maioria dos moradores não pôde ir trabalhar. Donas-de-casa não sabiam como iriam preparar o almoço. Outra preocupação é com a água suja. Há valas de esgoto a céu aberto, com lixo e ratos.
— Temos medo de doenças. Na minha casa, até caramujos começaram a subir pelas paredes — diz a diarista Marli Carneiro, 34, que mora com o marido e quatro filhos pequenos.
Um espaço na Associação de Moradores do Bairro e na quadra de esportes de uma escola, no bairro, estão disponíveis, caso haja pessoas desalojadas. Até o meio-dia a água não tinha invadido as casas. Cerca de 150 famílias moram na região atingida.
A
recomendação da Defesa Civil é evitar o máximo
possível andar desprotegido em áreas de alagamentos, por causa do risco de doenças. Os telefones de emergência, em casos de alagamento ou deslizamentos, são o 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).