» visite o site do RuralBR

 | 30/09/2008 07h30min

Figueirense tem mais risco de cair do que chance de classificar à Sul-Americana

Alvinegro catarinense está na 15ª colocação da tabela, com 29 pontos em 27 jogos

A campanha irregular do Figueirense, que não vence há sete rodadas, só não deixou o time com uma classificação pior porque a tabela tem ajudado. De acordo com o site Chance de Gol, a situação do alvinegro catarinense está mais para a queda à Série B — com 45,4% de risco — do que para a classificação à Sul-Americana — com 17,6%.

São apenas 29 pontos em 27 jogos, e a 15ª colocação, na qual se encontra desde a 25ª rodada, está sob ameaça do 16º lugar, o Atlético-PR, com apenas um ponto a menos que o Figueirense.

Além disso, o 17º colocado, a Portuguesa, tem os mesmos 27 pontos do Ipatinga, segundo time a figurar na zona de degola. Vasco e Fluminense, que ocupam as duas últimas posições da tabela, também estão a apenas uma vitória de alcançar o Figueirense na pontuação, já que ambos somam 26 pontos.

Ou seja, se quiser manter esperanças de classificação à Sul-Americana e, principalmente, de se afastar da zona da degola, cujas pontuações estão muito próximas e aumentam os riscos de queda dos times que se encontram nas posições intermediárias, o Figueirense precisa contar apenas com ele mesmo e vencer.

Isto pode ocorrer se o alvinegro catarinense somar três pontos em cada um dos cinco duelos em casa — contra o Palmeiras, Ipatinga, Fluminense, Atlético-PR, Náutico e Inter — além de somar pelo menos um ponto fora diante dos seus seis adversários que vêm pela frente — Vasco, Santos, Grêmio, São Paulo e Botafogo. Neste caso, a chance de disputar uma competição internacional em 2009 seria de aproximadamente 82%, enquanto o risco de queda não chegaria a 1%.

Jogando no Orlando Scarpelli, o Figueirense somou 18 pontos — cinco vitórias, três empates e cinco derrotas. Fora dos seus domínios, foram 11 pontos conquistados em duas vitórias, cinco empates e sete derrotas.

O próximo duelo, diante do Vasco, no sábado, pode ser o primeiro passo para inverter a realidade do Figueirense. Jogando em São Januário, o alvinegro catarinense poderá conquistar três pontos não para respirar, mas para começar, mesmo que tardiamente, o trabalho de reabilitação na Série A faltando 11 rodadas para o encerramento da competição.

 

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS