| 26/09/2008 15h44min
A direção do Juventude está com a calculadora embaixo do braço para o restante da Série B. Pelos cálculos do clube, seriam necessárias pelo menos sete vitórias em 11 jogos para o acesso.
– Seriam sete ou oito vitórias a conquistar (63 pontos), mas não adianta nada fazer matemática se não ganharmos – analisa o vice de futebol José Antônio Boff.
Até o final da competição, o Ju tem de fazer um aproveitamento próximo ao do Corinthians (75%) para subir à elite do futebol brasileiro. Ou seja: cerca de 72% nesta reta final. O que significa vencer sete jogos e empatar três, podendo perder um. Ou vencer oito, tendo uma margem de três derrotas. Isso para obter o mesmo número de pontos da Portuguesa no ano passado (63), que lhe rendeu o acesso.
A Lusa ficou em terceiro lugar na Série B de 2007 com 55% de aproveitamento, quatro a mais do que o Vitória, também classificado. É que neste ano a exigência está maior, pois Corinthians (75%), Vila Nova (59%), Santo André (58%) e Avaí (58%) estão com aproveitamentos superiores a Portuguesa e Vitória. A tendência é que os resultados das próximas rodadas baixem esse percentual em 3%, tendo em vista os confrontos diretos.
Um alento para a nação alviverde é que dos 11 jogos restantes, seis serão no Estádio Alfredo Jaconi. Neste sábado, o clube enfrenta o América-RN, em Natal.
– Uma vitória contra o América será fundamental, porque depois vamos enfrentar nossos concorrentes em casa, com exceção da Ponte Preta – projeta o técnico Ivo Wortmann.
PIONEIRO