| 16/09/2008 21h25min
Os zagueiros garantiram a vitória do Criciúma diante do ABC, por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no estádio Heriberto Hülse, em partida válida pela 25ª rodada da Série B do Brasileirão. De cabeça, Wescley marcou o primeiro, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Everton ampliou, aos 12 da segunda etapa. Com o resultado, o Tigre se afastou da zona de rebaixamento e agora ocupa a 13ª posição da tabela, com 29 pontos — a três do América, primeiro time na degola. Já o ABC se manteve no 12º lugar, com 30 pontos.
O jogo
O Criciúma começou a partida disposto a abrir o placar logo no início. Ainda antes do primeiro minuto de jogo, o atacante Luís Mário quase alcançou um cruzamento na área que o deixaria cara a cara com o gol de Ranieri. Aos 5, o Tigre chegou com bastante perigo à meta adversária. A bola sobrou para Jardel, que deu um leve toque com o biquinho da chuteira, tentando tirar o goleiro do lance. O arqueiro do ABC, no entanto,
saiu para uma bela defesa e espalmou para
escanteio.
Oito minutos depois, o Criciúma voltou a assustar os visitantes. Após o cruzamento de Canindé na área, Luís Mário aproveitou o rebote do goleiro e chutou de primeira, mas Ranieri fez a defesa com segurança. Enquanto o mandante seguia pressionando, o ABC não conseguiu chegar com perigo nos 15 primeiros minutos da partida.
Pouco depois, o tricolor catarinense arriscou novamente. Luís Mário chutou rasteiro e a bola sobrou para Jardel. O atacante levou até a linha de fundo, mas foi cercado por dois zagueiros que conseguiram a recuperação. Aos 30 minutos, o prenúncio de que o placar estava para ser inaugurado no Heriberto Hülse: Luciano Bebê cruzou na segunda trave e Jardel subiu para cabecear no ângulo, tirando tinta do travessão.
Muito melhor em campo, a recompensa do Criciúma não tardou a chegar. Na cobrança de escanteio, aos 32, o zagueiro Wescley pulou mais alto que a defesa adversária e mandou, de cabeça, para dentro das redes do
ABC. Logo em seguida, Jardel também
marca. O tento, porém, é corretamente anulado pelo bandeirinha, uma vez que o atacante estava impedido.
A equipe potiguar perde uma boa chance de marcar o primeiro gol aos 38 minutos. Quando Warley pulou para receber a bola na área do Tigre, Luiz André se adiantou para fazer o corte. Ainda antes do intervalo, Jardel cabeceou mais uma vez, mas Ranieri fez outra grande defesa. O jogo foi para o intervalo com o Tigre em vantagem.
Segundo tempo
Com a vitória parcial, o Criciúma voltou tranqüilo do vestiário para a etapa final. O elenco comandado pelo técnico Paulo Campos partiu para definir o placar. Logo aos 4 minutos, Luís Mário tocou de calcanhar para Luciano Bebê, à queima-roupa, chutar contra o arqueiro do ABC. Já aos 12, Basílio arriscou o chute de fora da área e Ranieri se desdobrou para mandar a bola para escanteio.
Na cobrança, outro zagueiro ampliou a vantagem no marcador para os anfitriões:
Everton foi ao segundo andar para cabecear e anotar o seu. Aos
24, os visitantes quase diminuem a diferença com Ivan. Em um cruzamento certeiro de Panda, o atacante perdeu o tempo da bola. Dois minutos depois, Jardel recebeu lançamento na entrada da área, matou no peito e passou para Fantick. O substituto de Luís Mário, no entanto, teve o chute desviado pela defesa adversária.
Aos 30 minutos, Jardel também perdeu a chance de registrar mais um gol. Sozinho na área, o atacante recebeu o passe, mas se atrapalhou na hora de finalizar. O Criciúma desperdiçou outra oportunidade aos 37. Luciano Bebê arrancou com Fantick no contra-ataque e, na entrada da área, ao invés de passar para o companheiro livre, chutou muito acima da meta de Ranieri.
Antes do final da partida, o time de Natal ainda chegou duas vezes. Aos 42, Ivan recebeu a bola na área e a zaga do Tigre apareceu para fazer o corte. Dois minutos mais tarde, Luizinho Netto invadiu a área com a bola dominada e foi derrubado. O árbitro Wallace Valente não marcou nada no
lance.
Próxima
rodada
Na próxima rodada, o Criciúma vai a Fortaleza enfrentar o time da casa, no sábado, às 20h30min, no estádio do Castelão. No mesmo dia, o ABC encara o Paraná, às 16h, no Frasqueirão.