| 02/09/2008 11h21min
Foi tumultuada a entrada gratuita dos estudantes no Parque Assis Brasil, em Esteio, entre 8h e 10h30min. Até 9h30min, o ingresso ao local foi feito exclusivamente por um estreito corredor junto ao Portão 6.
Inicialmente, cada estudante tinha sua mochila revistada pela Brigada Militar, para evitar o ingresso de bebidas alcoólicas e armas. Seguranças da organização da feira tentavam aos berros orientar a gurizada: “o parque é imenso, por favor, vamos passando, não se concentrem aqui na entrada”, gritava um funcionário.
— Isto é um perigo para a criançada, tem meninos pequenos no meio desse tumulto — protestava Rafael Campos, que acompanhava uma turma de estudantes da Escola Agrotécnica de Sombrio (SC).
Por volta das 9h30min, a orientação para os cerca de 30 brigadianos que controlavam o acesso foram alteradas, e as revistas passaram a ser aleatórias. Mesmo assim, foram apreendidas pelo menos seis garrafas de bebidas alcoólicas e dois
canivetes.
Além da diminuição do rigor do
controle da Brigada Militar, foi liberado o acesso pelo Portão 7. A medida dissipou a multidão que estava apertada no lado de fora, junto às grades do Parque Assis Brasil.
Foto: Emílio Pedroso