| 27/08/2008 17h54min
Pela segunda rodada consecutiva, o Brasil de Pelotas vence de virada e empolga a torcida Xavante. Nesta tarde de quarta-feira, em jogo do Grupo 24 da 2ª fase - na Série C do Brasileirão - o rubro-negro gaúcho enfrentou o Toledo-PR no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e derrotou a equipe paranaense por 2 a 1.
A partida estava marcada para o Estádio Bento Freitas, casa do Xavante em Pelotas. Mas o clube foi punido com a perda do mando de campo em um jogo, e precisou sediar o confronto no estádio do Caxias, outro gaúcho no Grupo 24, por empréstimo.
E jogar na casa do rival parece ter perturbado o Brasil-Pe. Sonolento no 1º tempo, o Xavante foi dominado pelos paranaenses mesmo sendo o mandante da partida.
Para piorar, os aproximadamente 250 torcedores rubro-negros tiveram de assistir à festa dos jogadores do Toledo. Aos 31min, Ricardo Oliveira interceptou uma troca de passes na defesa do Brasil-Pe e fez 1 a 0 para os visitantes.
No vestiário, o técnico Itamar Schulle surpreendeu, retirando o ídolo Claudio Milar para a entrada de Luciano Valente. Agora com mais ânimo, mesmo que de forma desordenada, o Brasil-Pe começou a pressionar os paranaenses. Como se estivesse no Caldeirão da Baixada.
A blitz Xavante deu resultado, aos 18min, quando o lateral-direito Diego Bottin acertou um chute forte e empatou para o Brasil-Pe. Logo em seguida, o zagueiro Alessandro Lopes, do Toledo, foi expulso.
Daí em diante, os torcedores rubro-negros cantaram alto e empurraram o time para mais uma virada. No domingo, em Pelotas, o Brasil-Pe largou perdendo para o Caxias e fez 2 a 1. E nesta tarde de quarta-feira, não foi diferente: aos 32min, Cléber Gaúcho marcou o gol da vitória do time pelotense.
Com a segunda vitória de virada na seqüência, o Brasil-Pe sobe para 6 pontos. Já o Toledo segue na lanterna do Grupo 24, com apenas 1. No próximo domingo, as duas equipes voltam a se enfrentar, abrindo o returno no Grupo 24 da Série C do Brasileirão. A partida será em Toledo, no interior do Paraná.