| 24/08/2008 17h56min
Um dos maiores e mais populares clássicos do interior gaúcho escreveu em sua história mais um capítulo emocionante nesta tarde de domingo. Pela 2ª rodada do Grupo 24, na 2ª fase da Série C do Brasileirão, o Brasil de Pelotas venceu o Caxias de virada por 2 a 1.
Com o resultado, as duas equipes empatam na 2ª colocação, com 3 pontos cada - o Grená leva vantagem no saldo de gols, e sustenta a vice-liderança. Toledo e Marcílio Dias empataram neste domingo, deixando os catarinenses na ponta com 4 pontos, e os paranaenses na lanterna, com apenas 1.
A partida foi disputada no gramado do Estádio Bento Freitas completamente prejudicado pelas fortes chuvas que chegaram a Pelotas no final de semana. Com isso, a vontade e a garra dos jogadores tiveram de superar a qualidade técnica, porque a bola não conseguia rolar.
E no início, quem levou vantagem foi o Caxias. Aos 11 minutos, em cobrança de falta, Ricardinho abriu o placar para os visitantes.
No segundo tempo, o Brasil-Pe partiu para a pressão buscando a vitória com bastante ligação direta, jogadas aéreas e força física. Empurrado pela torcida Xavante, o rubro-negro recompensou os fanáticos torcedores aos 27 minutos, quando o ídolo Claudio Milar marcou de cabeça o gol de empate.
Os xavantes ainda comemoravam na arquibancada quando o zagueiro Alex Martins fez mais um, mas a arbitragem anulou assinalando impedimento. Mas nem houve tempo para frustração: um minuto depois, aos 34min, o meia Marcelo Moscatelli fez o gol da virada.
Na próxima rodada, quarta-feira, o Brasil-Pe cumpre punição com perda do mando de campo e enfrenta o Toledo-PR no Estádio Centenário, casa Grená. No mesmo dia, o Caxias vai a Itajaí (SC) desafiar o Marcílio Dias.