| 27/08/2008 07h10min
Iniciativa privada e governo estadual cumpriram em parte as promessas feitas na Expointer 2007 no que se refere a alternativas para melhorar o acesso de veículos ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Um novo sistema viário de acesso ao local da feira saiu do papel, conforme havia prometido no ano passado a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. A Avenida do Parque está em construção, porém não ficará totalmente pronta para esta edição, que tem início no próximo sábado e vai até 7 de setembro.
Em vez das quatro pistas previstas, apenas duas vão estar liberadas para os carros. Mesmo assim, deverá aliviar um pouco os transtornos enfrentados por motoristas que precisavam chegar ao parque. Nas edições anteriores, especialmente aos finais de semana, grandes congestionamentos eram rotina.
Quem usar a nova via entrará no parque pelo portão 15, seguindo pelo 13, mais próximo ao local das provas do Freio de Ouro.
A ampliação do estacionamento interligado à Avenida do Parque é mais um dos investimentos anunciados no ano passado. Construído pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), o local, no entanto, tem 800 vagas a menos do que o prometido para 2008. No ano passado, havia 3 mil vagas e, nesta Expointer, serão 5,2 mil. Presidente do Simers, Cláudio Bier admite que pode ter se enganado quanto ao número de vagas:
– São os mesmos 10 mil hectares, e este é o número de vagas que o local comporta – afirma Bier.