| 23/08/2008 06h34min
Os resultados de boxe dos Jogos Olímpicos de Pequim estão sob suspeita. Segundo a Associação Internacional de Boxe (AIBA), a entidade notificou o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre o assunto e o caso está sendo investigado. As suspeitas começaram antes da competição.
– Dois meses atrás surgiram rumores que pessoas poderiam estar manipulando os resultados dos eventos – explicou o membro da comissão disciplinar da AIBA, Tom Bigerts.
Com base nesta situação, o COI autorizou um grupo de observadores independentes para supervisionar as disputas da modalidade na China.
– As questões que estão sendo investigadas aqui dizem respeito as nossas suspeitas. Nada ainda foi provado ou não – lembra o delegado técnico da Associação, Terry Smith.
O esquema de investigação foi revelado depois que o representante da Romênia, Rudi Obreja, reclamou da escala de arbitragem. De acordo com ele, os oficiais não estariam respeitando o sorteio computadorizado dos árbitros.
– Eles manipularam os combates, mudando os árbitros – denunciou o romeno.
O dirigente europeu foi suspenso por desrespeitar o código de conduta do esporte que determina a solução de problemas sem que os mesmos sejam levados a público. Mas a AIBA tratou de divulgar que providências estavam sendo tomadas para evitar uma repetição das polêmicas dos Jogos de Seul-88.
Depois dos Jogos sul-coreanos, o COI adotou a pontuação eletrônica, mas isto não impediu que as suspeitas permanecessem nas edições seguintes. A situação levou o Comitê Olímpico a suspender os repasses de verbas à AIBA depois de Atenas-2004.
GAZETA PRESS