| 22/08/2008 11h40min
A Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (CaixaRS) terá R$ 200 milhões para o setor primário do Estado na Expointer 2008. O montante corresponde ao dobro do ofertado na última Expointer. A iniciativa da CaixaRS responde à crescente demanda de empreendores por financiamentos para a modernização e inovação nas atividades do agronegócio.
– Será uma grande oportunidade para que o setor comece um reposicionamento, buscando se inserir como grande fornecedor de produtos alimentícios para o mundo. A crise de alimentos é uma oportunidade para nosso Estado – afirma a presidente da CaixaRS, Susana Kakuta.
No ano passado, a Expointer possibilitou a captação de R$ 80 milhões, da CaixaRS, em projetos de financiamento, com destaque aos vinculados à armazenagem certificada e agroindústrias de cooperativas. A exemplo de 2007, a CaixaRS novamente vai direcionar recursos para a armazenagem de grãos.
Por intermédio do Programa Armazenagem Certificada, o financiamento visa preparar fabricantes de sistemas de estocagem, armazenadoras e empreendedores rurais, para as novas exigências de qualificação criadas pelo Ministério da Agricultura, no Regulamento de Avaliação de Conformidade (RAC).
Conforme Susana Kakuta, o programa inova ao viabilizar a logística de armazenagem no Estado, dentro dos requerimentos internacionais de segurança alimentar. Novos recursos também serão direcionados ao financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas e para projetos de irrigação.
Pecuária
A Caixa também vai garantir financiamentos à pecuária (leite, carne, aves, ovinos e suínos), fruticultura, florestas comerciais e outras demandas para apoiar o aumento da produção, produtividade e agregação tecnológica. Isto atende à demanda dos empreendedores de médio porte e da forte dinâmica destes segmentos no Estado.
Entre as novidades destaca-se a linha de recursos do programa Finame, com prazo de 10 anos. Segundo o diretor de Operações, Rogerio Wallau, “existem diferentes projetos que se apresentam como uma excelente alternativa para regiões específicas do Rio Grande do Sul”.
– Estaremos com nossos técnicos no estande da CaixaRS durante a Expointer para apoiar os produtores e dirigentes de cooperativas – afirmou.