| 21/08/2008 15h45min
Fora da disputa da medalha de ouro do vôlei de praia dos Jogos de Pequim, o brasileiro Ricardo revelou nesta quinta-feira que por pouco não ficou de fora das Olimpíadas. O baiano, que nesta sexta-feira disputa a medalha de bronze ao lado de Emanuel, escreveu em seu blog na internet que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo às vésperas da competição e que pensou inclusive em ficar de fora do torneio.
“Poucos sabem – na verdade, só nossas famílias e equipes – que eu tive uma séria contusão na reta final de preparação para as Olimpíadas”, escreveu Ricardo. “Já vinha sentindo dores no tornozelo esquerdo. Era algo que me incomodava, mas chegamos a jogar algumas etapas e não parecia ser nada de mais sério”, prosseguiu.
“Mas as dores voltaram depois do Grand Slam de Moscou e fiz uma ressonância. O exame acusou uma fratura bem na junção, onde o pé dobra. Ou seja: estava com todos os movimentos limitados e estava às vésperas de Pequim”, complementou.
Ironicamente, a lesão de Ricardo teria acontecido na mesma época em que Juliana, parceira de Larissa, sofreu uma contusão ligamentar no joelho direito. A atleta tentou realizar sua reta final de preparação para os Jogos mesmo sem passar por uma cirurgia, mas acabou desistindo em cima da hora, dando a vaga para Ana Paula. Com Ricardo, por pouco não foi igual.
“Claro que cheguei a pensar que ficaria de fora das Olimpíadas. Passei a fazer tratamento intensivo, correndo contra o tempo e precisei usar muletas por 15 dias. Tinha que ficar de repouso absoluto, pois o tempo de recuperação era curto para a cicatrização da lesão”, discorreu o baiano, que só voltou aos treinamentos a 20 dias dos Jogos.
Um dos responsáveis pela participação do atual campeão olímpico nos Jogos de Pequim foi seu parceiro Emanuel. “Ele me deu muito apoio e confiança. A comissão técnica também sempre esteve ao meu lado, assim como a minha família. Esse foi o meu maior combustível”, agradeceu.
Ricardo competiu em Pequim com uma proteção no tornozelo esquerdo. A dupla chegou às semifinais, mas acabou perdendo para os compatriotas Márcio e Fábio Luiz. Nesta sexta, eles disputam o bronze às 22h (de Brasília) contra os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renato. “Vamos brigar pelo bronze pelo nosso país”, finalizou o atleta.
GAZETA PRESS