» visite o site do RuralBR

 | 20/08/2008 22h43min

Renata e Talita perdem o bronze do vôlei de praia para chinesas

Xue e Zhang Xi aplicaram 21/19 e 21/17 nas brasileiras

Em uma partida equilibrada, as chinesas Xue e Zhang Xi venceram as brasileiras e estreantes em olimpíada Renata e Talita por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/17, na decisão da medalha de bronze do vôlei de praia nos Jogos de Pequim. Com o resultado, as asiáticas garantiram uma dobradinha da China no pódio, já que a prata ficou com Tian Jia e Wang, derrotadas na final pelas norte-americanas Walsh e May.

Com a derrota de Ana Paula (substituta de Juliana) e Larissa nas quartas-de-final e a queda de Talita e Renata na disputa pelo bronze, esta é a primeira vez que o Brasil não sobe ao pódio olímpico no vôlei de praia feminino desde que o esporte foi incluído na olimpíada, em Atlanta-1996, quando levou o ouro com Jackie Silva e Sandra Pires. Além desta medalha, o vôlei de praia feminino também soma três pratas(Mônica/Adriana Samuel em Atlanta; Adriana Behar/Shelda em Sydney-2000 e Atenas-2004) e um bronze (Adriana Samuel/Sandra Pires, em Sydney).

Chuva e equilíbrio

Sob chuva, frio e com público pela metade na Arena de Chaoyang, o que se viu foi um duelo equilibrado, com as representantes de Brasil e China se revezando no placar. No final do primeiro set, as brasileiras ficaram à frente, mas permitiram que Xue, de apenas 19 anos, virasse bolas decisivas e garantisse a primeira parcial para o time da casa: 21 a 19.

No segundo set, as chinesas largaram na frente e foram beneficiadas pelo erros de Renata e Talita para abrir uma vantagem de 14 a 9. As brasileiras reagiram e encostaram: 16 a 17. Porém, Xue e Zhang Xi não permitiram uma virada no placar e as brasileiras conseguiram marcar apenas mais um ponto antes do encerramento do jogo em 21 a 17.

Lágrimas de Renata

Após a derrota, Renata chorou muito e lamentou a chance desperdiçada:

— Queria muito ganhar a medalha aqui. Estou muito triste. Mas não se pode apagar o que fizemos na Olimpíada. Nem éramos as favoritas e conseguimos chegar até a disputa de uma medalha — disse a brasileira.

Talita, mais calma que a companheira, explicou que a chuva não foi determinante para a derrota.

— Com certeza a chuva não atrapalhou a gente. Ela também estava para as chinesas, né? — afirmou. 

CLICRBS

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS