| 13/08/2008 14h57min
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) leiloou nesta quarta, dia 13, 29,8 mil toneladas de arroz armazenadas no Rio Grande do Sul. Os estoques vendidos foram considerados de risco pela Justiça, por mau armazenamento ou desvios e, por isso, foi determinada sua oferta. É a segunda rodada para venda do cereal realizada pelo governo neste semestre. Desde maio, a Conab têm ofertado arroz dos estoques públicos para estabilizar os preços no mercado.
O leilão eletrônico abriu com preço de R$ 28 a saca de 50 quilos do produto. Segundo a Conab, as sacas foram vendidas, em média, por R$ 31,50. Por ser uma ordem judicial, essa operação não faz parte do acordo entre governo e produtores de fazer apenas um leilão mensal para manter estável o preço do grão.
No dia 27, serão ofertadas mais 50 mil toneladas de arroz estocadas no Rio Grande do Sul e dez mil em Santa Catarina. Tanto técnicos do governo quanto representantes do setor afirmaram à Agência Brasil que o leilão desta terça não deve interferir no preço produto. Após essas rodadas, governo e representantes da cadeia produtiva reúnem-se para decidir pela continuidade, ou não, dos leilões. A Conab tem nos armazéns cerca de um milhão de toneladas do cereal.
Os interessados em adquirir produtos nos leilões promovidos pela estatal devem se cadastrar em uma bolsa de mercadorias e autorizar um corretor a fazer a negociação. A Conab também disponibiliza um software em sua página na internet para que qualquer pessoa possa acompanhar as operações.
AGÊNCIA BRASIL