| 06/08/2008 12h06min
O setor dos produtos industriais utilizados pela agricultura mostrou acréscimo de 20,9% no primeiro semestre de 2008 em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o resultado se deve ao aumento da produção de adubos e fertilizantes (10,3%) e de máquinas e equipamentos (43,5%). O resultado foi influenciado pelo aumento da renda agrícola, impulsionada pela elevação das cotações das commodities agrícolas e da safra recorde de grãos de 2007.
De acordo com o IBGE, com capitalização maior os agricultores puderam investir em máquinas e equipamentos e ainda comprar adubos e fertilizantes, que são fundamentais para o crescimento da produtividade agrícola. As exportações de equipamentos também foram importantes para o crescimento deste setor. De acordo com as estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a quantidade exportada de colheitadeiras e de tratores de rodas cresceu, respectivamente, 68,8% e 28,1%.
Produtos industriais derivados da pecuária
O setor de produtos industriais derivados da pecuária avançou 0,6%. Os derivados de aves cresceram 3,3%, influenciados pelas exportações, por conta da manutenção dos bons preços internacionais. Os principais importadores de carne de frango são os países do Oriente Médio, da Ásia (excluindo o Oriente Médio) e da União Européia. Os derivados da pecuária bovina e suína recuaram 3,7%, em razão da redução da quantidade exportada. Já a produção de leite, produto direcionado ao mercado interno, cresceu 3,3% e couros e peles teve retração de 3,8%.
Produtos industriais utilizados pela pecuária
O setor de produtos industriais utilizados pela pecuária cresceu 5,9%. O grupo rações, de maior peso, registrou incremento de 7,5% e o de produtos veterinários decresceu 1,5%.
IBGE
Elevação do preço de commodities como a soja permitiu capitalização dos agricultores e investimentos em maquinário e insumos
Foto:
Luciane Kohlmann