» visite o site do RuralBR

 | 05/05/2008 21h26min

Produção de etanol faz produtores de Mato Grosso do Sul apostarem no plantio de cana-de-açúcar

Mesmo com o aumento de 30% da área plantada, agricultores garantem que produção de alimentos não será comprometida

Luiz Patroni  |  reportagem@canalrural.com.br

Produtores de Mato Grosso do Sul aproveitam a corrida pela produção de etanol e apostam na cana-de-açúcar. A área destinada aos canaviais no Estado cresceu 30% em relação à última safra. Apesar deste avanço, os agricultores garantem que a expansão verde não irá comprometer a produção de alimentos.

O agricultor Hilário Coldebella decidiu mudar o rumo da atividade, por exemplo, depois de investir durante 32 anos nas lavouras de soja e milho. Na última safra, ele plantou cana-de-açúcar em 400 dos 600 hectares que eram cultivados com grãos. Agora, o restante da área também vai ser destinado ao canavial.

Nesta safra, Mato Grosso do Sul deve produzir 22,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, seis milhões a mais que na safra passada. O aumento é reflexo da expansão da área plantada, que passou de 199 mil para 260 mil hectares.

Este avanço dos canaviais reflete o investimento do setor sucroalcooleiro no Estado. Atualmente, 11 usinas estão em atividade e outras 43 devem se instalar nos próximos dois anos. Com a demanda cada vez mais aquecida, a previsão é de que até 2015 a área de cana-de-açúcar cresça ainda mais e possa chegar a 1milhão de hectares.

A expansão deve acontecer principalmente em cidades da região centro-sul, como em Maracajú a 150 km de Campo Grande. O presidente do Sindicato Rural do município afirma que a cultura surge como mais uma opção para o agricultor, e acredita que o produto deva ocupar até 20% da área agrícola de Maracajú, que é de aproximadamente 400 mil hectares.

CANAL RURAL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS