| 26/07/2008 17h15min
Com o apoio da torcida carioca, a Sérvia venceu neste sábado a Rússia por 3 sets a 0, com parciais de 25-19, 25-19 e 25-23, e garantiu uma vaga na final de amanhã da Liga Mundial de vôlei, contra os Estados Unidos — que passaram pelo Brasil na outra semifinal.
Os líderes do grupo F da fase final foram superiores à Rússia no primeiro set e chegaram a abrir 5 a 1. O placar fez com que o técnico russo Ruslan Olikhver pedisse tempo, mas a tônica do jogo não mudou. Sem dificuldades, a Sérvia fechou o set vencendo por 25 a 19, após um ataque de Ivan Miljkovic, seu destaque na partida.
Na volta do intervalo, os russos chegaram a oferecer um pouco de perigo, mas não conseguia encostar no placar. Os sérvios fizeram muito bem o trabalho na defesa e continuaram dominando. Além disso, a equipe da Sérvia contava com a simpatia do público no Maracanãzinho. Os reservas retribuíram o apoio saudando a torcida a cada vez que faziam o aquecimento.
Já na quadra, o
ponto de saque de Bjelica, que fez 12 a
6, foi um dos lances que recebeu fortes aplausos. A equipe fechou o set com um ataque de Marko Samardzic e deu a impressão de que estava com a vaga nas mãos. Entretanto, os russos voltaram melhor do intervalo e chegaram a abrir 4 a 1. O técnico sérvio Milan Vujacic solicitou tempo e seus comandados se reencontraram na partida, marcando três pontos.
Mas a Rússia não parecia disposta a se entregar e voltou a pontuar, abrindo 8 a 4 antes da parada técnica. Liderada por Miljkovic, a Sérvia cresceu novamente e também contou com os erros de ataque adversário para equilibrar a partida. O mesmo Miljkovic conseguiu o set point com um ace, enquanto uma falha dos russos definiu a partida.
Neste domingo, a Rússia vai pegar o Brasil às 9h30 de Brasília para decidir o terceiro lugar. Já às 12h30, Sérvia e EUA lutarão pelo título.