| 23/07/2008 17h06min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que não irá reduzir o consumo no país para conter a inflação.
— Não vou diminuir o consumo nesse país, por que se tem uma coisa que o povo pobre passou a vida inteira esperando era ter o direito de comer três vezes ao dia, o direito de comprar uma roupinha, e isso nós vamos garantir — disse Lula, após almoço com o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, no Palácio do Itamaraty.
Lula criticou alguns setores da economia, que estariam aproveitando que o povo está consumindo mais, para aumentar os preços, e disse que o combate à inflação é uma "questão de honra para o governo".
O presidente, que se reuniu na manhã desta quarta com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o crescimento do país é sustentado e definitivo, e que o aumento de juros não irá prejudicar novos investimentos.
— Se alguém imagina que a inflação vai voltar, como
já aconteceu no Brasil, pode tirar o cavalo da chuva
que ela não vai voltar, por que nós tomaremos todas as medidas que foram necessárias para evitar isso — disse o presidente.
Petróleo para cuidar dos pobres
Lula afirmou também que irá usar dinheiro do petróleo, como o encontrado na camada pré-sal, para "cuidar dos pobres desse país".
— Pensem o que quiserem, mas com uma parte do petróleo que encontrarmos vamos cuidar dos pobres desse país. Acho que está na hora de os pobres ocuparem o lugar de destaque nos indicadores de bem-estar social e não apenas indicadores de miséria, como foi no século passado — concluiu Lula.
Confira gráfico sobre a inflação: